Chile. A cerca de 20 quilômetros do centro de Santiago, pela Costanera Norte, no pé da parte meridional da imponente Cordilheira dos Andes – a mais extensa cadeia de montanhas do mundo -, se encontra o apartamento reformado pela designer de interiores Paula Gutierrez. Tendo a vista voltada para a deslumbrante cordilheira, o complexo condominial de luxo é escalonado em terraços individuais e debruça-se nas costas de um morro verde e com belos jardins.
Com 420 m² de área interna e 277 m² de sacada, o duplex foi reformado pela designer ao longo de mais de três anos (parte do tempo interrompido pela pandemia) e teve cada mínimo detalhe renovado. No início, o apartamento contava com obras de arte e móveis trazidos da morada anterior, e o primeiro trabalho foi o de dar coesão e identidade ao local. Tal como a proposta do condomínio, o ambiente é leve e valoriza a vista espetacular dos Andes.
Não bastasse as belezas naturais oferecidas pela costa sul do pacífico e a posição privilegiada, os interiores seguem impressionantes. A começar imediatamente pelo hall, que esmera um tom verde-azulado do rodapé ao teto de pé-direito duplo clareado por uma luminária de bronze de Hervé van der Straeten. As paredes foram preenchidas por duas expressivas obras – cada uma delas com 160 x 160 cm – do artista chileno Andrés Vio, que compartilha espaço com, entre outros, uma serigrafia de Andy Warhol e uma série de quadros de mariposas, de Damien Hirst.
Mesmo antes de entrar de fato no apartamento, já na antecâmara que divide o elevador do restante da morada, um tom mais escuro recebe a luz da obra luminosa de Javier Toro Blum. Por toda a residência, artes se apresentam como item sólido do décor, apresentando autores emergentes e consagrados. O passeio pelo local é como uma visita à uma galeria de artes. Mesmo nos detalhes da escada de corrimão translúcido, ou no tecido que reveste as paredes do lavabo, tudo é artístico e marcante.