Residência à beira do Lago Memphremagog se torna verdadeiro refúgio para moradores

Casa ampla, assinada por MU Architecture, com co-criação de JS Bourdages Architecture, se destaca pela vista privilegiada e fachada moderna

A vista do Lago Memphremagog, na divisa entre Vermont, Estados Unidos, e Quebec, Canadá, é exuberante. Não à toa, esta residência às margens do lago foi projetada de modo a valorizar e criar cenários de tirar o fôlego. Janelas do chão ao teto garantem a contemplação da vista e a entrada de luz natural. Ainda na fachada, a arquitetura moderna é composta por madeira e pedra, com destaque para o telhado, inspirado nas asas de um pássaro. Um caminho de pedras divide o jardim amplo até a chegada no lar, que é, exceto pela frente, cercado de árvores. Ao todo, são mais de 620 m² projetados pela MU Architecture, com co-criação de JS Bourdages Architecture.

Piscina de borda infinita, sauna, hidromassagem e lounge: opções de lazer não faltam para os moradores. Na área interna do andar principal, duas salas de estar e a sala de jantar, que acomoda 24 pessoas, também foram projetadas para receber convidados. Para eventos especiais com buffet guiado por um chef, uma cozinha à parte pode ser usada. Para a área comum, a ilha em pedra e a mesa feita sob medida ganham destaque. A entrada de luz natural em abundância permite que os armários da cozinha acompanhem o tom de madeira do teto, criando um ambiente amplo e, ainda assim, aconchegante.

Colorido pelos quadros que embelezam as paredes, o andar ainda divide espaço com lavabo, lavanderia, dormitório principal e a varanda que dá acesso à área externa, integrada por portas de vidro. Ali, a piscina é a protagonista não só nos tímidos verões canadenses. Ao lado, nos momentos de temperatura amena, o lounge com lareira pode ser aproveitado enquanto a vista é admirada. Ainda no andar principal, a escada lateral em madeira garante acesso ao térreo que nos leva a adega, academia, SPA com sauna seca, banheira de hidromassagem, três dormitórios, dois banhos e sala de jogos. A arquitetura pautada pela madeira e pela pedra segue pelos cômodos que dão acesso, também, à garagem.

Ideal para momentos de descanso, perfeita para reunir amigos, pensada para relaxar, composta por uma arquitetura memorável e única. Fato é que tudo isso — aliado ao contraste do verde da natureza e do azul do céu e do lago com as texturas, cores e ângulos da casa — garante que o lar seja destaque na baía de Eastern Townships.

Leia a matéria completa na edição 172 da Revista Decor.