Espaço gourmet utiliza base neutra para diversificar preferências

Bem iluminada, a área destaca a luz de LED nas prateleiras, garantindo uma atmosfera charmosa ao projeto

Combinar sofisticação e modernidade com simplicidade pode proporcionar o equilíbrio perfeito. Foi esse o pedido dos proprietários, um casal com dois filhos jovens, para o Studio Tan-gram desenvolver no espaço gourmet de seu apartamento de 250 m² localizado em Santo Amaro, São Paulo. Enquanto ele é tecnológico e fã do estilo contemporâneo, ela aprecia a natureza e elementos mais rústicos e coloridos. Assim, para chegar ao resultado desejado, o projeto apresenta a nobreza do cobre e da madeira, a rusticidade do concreto aparente e do cimento queimado e belos jardins verticais que inserem o verde na morada. A base neutra com elementos coloridos em pontos essenciais harmoniza os estilos diferentes do casal, acompanhando o décor de todo o apartamento. Na área gourmet, o destaque vai para as cadeiras coloridas que contrastam com os tons sóbrios. 

Interligada, a área proporciona uma união adaptável com a cozinha. Desse modo, é possível tanto unir os ambientes como separá-los pela porta, conferindo um layout funcional. A flexibilidade de integração era algo importante para os moradores, bem como a necessidade de ter lugar para receber e acomodar todos os convidados confortavelmente. Com bastante espaço de circulação e de armazenamento, há também uma ilha multifuncional, que serve para apoiar as refeições e ainda dispõe de champanheira e gavetão para guardar utensílios.

Fundamental, uma boa iluminação não poderia faltar, com uso de luz de LED na marcenaria, spots e pontos de foco no forro. Um perfil luminoso foi instalado embaixo da prateleira da área de trabalho, ao lado da churrasqueira, e a iluminação por baixo da prateleira de serralheria garantiu luz difusa e uma atmosfera ainda mais especial. Finalizando a proposta contemporânea, o espaço ainda tem automação na iluminação, no ar-condicionado e na televisão, que podem ser controlados pelo celular.

Leia a matéria completa na Edição 166 da Revista Decor.