O clássico e contemporâneo se unem neste apartamento projetado pelo arquiteto Vitor Almeida, do escritório ESQVTA. Localizado em Lisboa, Portugal, o imóvel de 315 m2 é rico em história. Em sua planta original, a residência está integrada a um hotel particulier. Ao ser transformada em uma fração individual, foi utilizada por Pedro Espírito Santo, anfitrião das melhores festas em Lisboa. Os onze quartos do primeiro andar foram destinados para receber convidados. Anos mais tarde, uma senhora e seus três filhos se tornaram proprietários da habitação e transformaram parte dela em uma casa de férias para a família.
Atualmente estruturado em uma cozinha, três salas de estar, duas de jantar, três dormitórios e seis banhos, uma das principais preocupações para o projeto de reforma era manter o patrimônio histórico e arquitetônico do século XVII através da permanência de pinturas murais nas paredes dos cômodos. Além disso, a união entre o antigo e o novo precisaria discreta e complementar.
Já em uma das salas de estar é possível vislumbrar a união de estilos. A decoração com o teto e as paredes em muralismo é complementada por móveis contemporâneos. Localizados ao centro do cômodo, o sofá e o tapete em tons neutros proporcionam equilíbrio ao ambiente, que conta ainda com um mobiliário em cobre e dourado, como as mesas de centro e lateral, o aparador e o espelho, todos em composição com o muralismo.
Na cozinha, predomina a modernidade. Destacando eletrodomésticos em inox, juntamente com a ilha e os armários, o espaço ainda acrescenta a madeira em parte da ilha e no piso, proporcionando elegância e aconchego. Já a história é mantida através da parede localizada acima da pia.
Assim como na maior parte da mobília, o mármore presente principalmente nos banhos foi cuidadosamente selecionado para o projeto. Seja em branco ou preto, o material acrescenta sofisticação e requinte, combinado com torneiras e chuveiros em cobre, além da porta de mesmo tom. Os ambientes ainda destacam banheiras e bancadas que complementam o design.
A manutenção do patrimônio arquitetônico também pode ser vista nos dormitórios. A pintura que segue no teto e paredes é unificada com a estrutura das camas, destacando as belas imagens históricas, enquanto as portas em vidro transparente trazem contemporaneidade. Com design inovador e, ao mesmo tempo, clássico, o apartamento enfatiza de forma sutil as singularidades dos séculos XVII e XXI, com ambientes confortáveis e de acolhimento para os moradores.