Casa no Paraná se torna verdadeiro refúgio urbano para moradores

Morada contemporânea em Curitiba é perfeita para momentos de contemplação e vivências familiares

Com arquitetura exuberante, que respeita e emoldura a paisagem, a Casa do Lago estabelece um incrível contraste com a natureza ao redor – à frente, a vista deslumbrante da Serra do Mar e, aos fundos, um belíssimo lago. Implantada em um terreno alto em um condomínio em Curitiba, Paraná, a residência é assinada pelas arquitetas Elaine Zanon e Claudia Machado, do escritório Arquitetare.

O projeto arquitetônico, feito em uma área de 1.035,75 m², tem estilo minimalista e contemporâneo e representa a interseção entre volumes cheios e vazios. Na fachada imponente, o revestimento em mármore Gris Armani, NPK Mármores, sustenta a sofisticação da obra, enquanto grandes panos de vidro trazem o meio exterior para o interior da residência. As esquadrias se abrem totalmente, contribuindo para a integração dos ambientes fechados do primeiro andar com a varanda e a piscina no exterior. Já o projeto luminotécnico visa potencializar a linguagem arquitetônica, ressaltando as formas, materiais e texturas através de um jogo de luzes e sombras.

Dentro da construção, os amplos cômodos unem a sofisticação com a integração da natureza, evidenciando a luz natural. As áreas sociais primam pelo bem morar e bem receber. Já a área íntima, que conta com quatro dormitórios e oito banheiros, convida ao descanso e relaxamento. Elemento de destaque na composição da propriedade, a área gourmet foi integrada à piscina com borda infinita, proporcionando momentos de lazer. A bancada revestida em Grey Stone, da linha NPK Tech, NPK Mármores, na área gourmet segue o conceito estético da fachada da morada. Destacando o contraste entre os diferentes materiais e texturas utilizados, o amadeirado confere um toque de aconchego para o espaço que, ao anoitecer, ganha iluminação especial.

Pensando na sustentabilidade, as arquitetas projetaram um sistema de reaproveitamento da água da chuva, além de sistema de reuso de águas já utilizadas e a implantação de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica. Com personalidade forte e atemporal, o projeto enaltece a paisagem natural, com uma vista encantadora, proporcionada pela localização estratégica, fazendo da casa um verdadeiro refúgio urbano para valorizar a vida familiar e o contato com a natureza.

Leia a matéria completa na edição 170 da Revista Decor.