Área gourmet engloba o conceito de casa saudável, conectando elementos urbanos à natureza

Assinado pela designer de interiores Anna Persia, o projeto valoriza a iluminação e ventilação natural

Cercado pelo verde vívido e abundante de folhagens e árvores, o projeto da designer de interiores Anna Persia proporciona uma conexão com a natureza dentro e fora da área gourmet da varanda. Desenhado para uma família grande e que valoriza o encontro, o ambiente busca transmitir calma, beleza, leveza e gentileza com a natureza que se apresenta no lugar, sem perder a amplitude necessária para receber.

Como um refúgio para os moradores, seus familiares e amigos, o espaço tem base nos conceitos de casa saudável – principal mote do Studio Persia de Interiores – e sustentável, com materiais que não afetam o meio ambiente. Para agregar ao conceito, o projeto aproveita a transparência e aberturas estratégicas para melhor utilizar a iluminação e ventilação natural, além de focar em peças de economia circular e acabamentos em materiais simples e que ressignificam o espaço.

A figura central do projeto é a mesa churrasqueira. Desenhada e executada pela designer para este projeto, o objetivo era fazer uma mesa que pudesse acolher a família e que proporcionasse um preparo dinâmico e divertido do alimento, como em uma fogueira de acampamento. Para a composição, foram utilizadas vigas de ferro, vergalhão na churrasqueira horizontal e madeira de demolição na mesa e nos bancos.

Segundo a profissional, um projeto saudável considera sete pontos imprescindíveis para levar saúde aos moradores e usuários do espaço: acústica, iluminação, materiais de limpeza, materiais de construção, poluição eletromagnética, qualidade do ar e da água e exercício e lazer. “O ar, a água, a iluminação e a ventilação têm uma importância extrema para o bem-estar e saudabilidade dos seres. Não vivemos sem eles e se algum deles for de má qualidade, colocamos nossa saúde em risco”, explica Persia. “Os materiais que utilizamos na construção podem gerar contaminação. Uma especificação de tinta que contenham contaminantes pode provocar alergias, dores de cabeça, ausência de respiro de paredes. O mesmo acontece com os produtos de limpeza que utilizamos em casa. Tudo que colocamos no ambiente em que vivemos tem um impacto em nossa vida.”

Na iluminação, a designer apostou em pendentes centralizados sobre a mesa e dispersos no ambiente. Duas bancadas em cimento queimado, somadas aos acabamentos em ferro, trazem uma característica industrial ao ambiente, que utiliza vergalhões, metalons, tubos e malha pop por toda a estrutura. Para finalizar, um cantinho especial revestido com parquet é um convite mais intimista para apreciar a natureza a partir da mesa e cadeiras de ferro sombreadas por um ombrelone.

Leia a matéria completa na edição 173 da Revista Decor.