No extremo norte da praia de Copacabana, em uma natureza singular e um espaço privilegiado, o Leme é o ponto de encontro entre a areia branca, o mar claro e a formação rochosa homônima que divide – ainda mais ao norte – a praia da Praia Vermelha. Foi com este cenário, esculpido em meio à cidade e a natureza, que a arquiteta Andrea Chicharo trabalhou o luxuoso projeto de um autêntico apartamento carioca. Para compor a experiência, design assinado e arte se espalham pela morada de 294 m², com grandes portais que transparecem, na ampla varanda, as belezas da praia famosa.
Pouquíssimas portas são vistas por todo o apartamento, destacando a aposta em ambientes abertos, com passagem sutil e molduras originais. Para isso, a profissional fez intervenções funcionais por todo o ambiente. Uma delas é a mudança do hall, que foi realocado para a mesma parede do lavabo em aberturas discretas, que se camuflam. Ainda que fosse perceptível, seria difícil dar atenção ao detalhe, já que o piano de cauda acompanhado de arte pelas paredes toma conta do ambiente.
Mais à frente, o living foi integrado com dois espaços. À esquerda, o mobiliário, Arquivo Contemporâneo, dá conforto e beleza em frente à parede de madeira ripada. À direita, um tom neutro cede protagonismo ao design das poltronas Gaivota 80’s vermelhas assinadas por Ricardo Fasanello, bancos Mocho de Sergio Rodrigues e, na parede, mais arte.
O mestre carioca Sergio Rodrigues, aliás, é evidência na morada. No jantar, a mesa vintage foi restaurada para manter o estilo clássico e único. A transição de ambiente para a cozinha é discreta, com uma porta de correr que, quando aberta, dá vistas para o mar azul do Leme. A cozinha mistura tons de concreto e madeira nobre. O amarelo e o branco, presente em armários e em uma mesa de corian, pontuam cor ao local. E, como os moradores adoram cozinhar, o ambiente foi equipado e pensado para trazer boa funcionalidade.
Na área íntima, destaque para o dormitório com cama integrada à parede, em um estilo conciso e com um tom claro e aconchegante de azul. Já a varanda se estende ao cômodo do casal em uma pintura sublime emoldurada pela janela. Neste dormitório, a cabeceira de tijolinhos é original e tem lógica invertida, mais internalizada na parede.
A morada descortina toda a beleza carioca, externalizada pela linda praia, com a vista deslumbrante da pedra do Leme, de pertinho, até a pedra do Arpoador, no extremo oposto. Um ode, como um todo, ao lugar.