Este apartamento de 100 m² em Perdizes, São Paulo, passou por uma reforma completa para receber um casal e seu cachorro. O projeto, assinado pelas arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça do Oliva Arquitetura, valorizou os pontos fortes do edifício, com características modernistas da década de 1950.
O espaço combina elementos minimalistas, um décor elegante e materiais naturais, proporcionando um ambiente acolhedor. O piso de taco foi restaurado e mantido, recebendo complementos em alguns pontos. O living, com pé-direito alto e pintura no teto, destaca-se no projeto, integrando-se à cozinha e sendo projetado para oferecer versatilidade aos moradores. O sofá central, com encostos soltos, pode ser ajustado para criar uma área de TV ou uma chaise confortável.
A planta originalmente compartimentada foi transformada para alcançar fluidez e integração dos espaços, demolindo um dos dormitórios e expandindo a área que agora é a sala de estar, TV, cozinha e jantar. A cozinha foi remodelada, com a bancada invertida e uma área molhada remodelada para criar um efeito visual de caixa. A marcenaria branca esconde a lava-louças, o filtro de água e o micro-ondas. O revestimento preto e a pintura da parede mimetizam a geladeira.
Com a bancada em ilha voltada para a sala, os moradores desfrutam de encontros com amigos e aproveitam o dia a dia de maneira dinâmica, sem interromper as conversas durante a preparação das refeições. Os quartos foram reconfigurados, mantendo uma suíte extra como quarto de hóspedes e ampliando a suíte principal com closet e home office. Os tijolinhos aparentes em sua cor original foram preservados, com as paredes descascadas e tratadas para o ambiente.
O apartamento originalmente possuía um banheiro grande e um banheiro de serviço. No novo layout executado pelas arquitetas, o cômodo maior foi dividido em dois, atendendo à suíte principal e ao quarto de hóspedes. O banheiro do casal segue uma linha “fora do convencional”, em sintonia com os desejos dos moradores, completando o resultado da reforma que resgata a história original do edifício em Perdizes e atende às necessidades contemporâneas.