Revitalização de capela no Japão exalta originalidade e permite diferentes celebrações

Projeto propõe um contraste entre força e intimismo a partir de materiais nobres

Fundado há 130 anos, o Westin Miyako é um elegante hotel com uma orgulhosa história formada no distrito de Higashiyama, na clássica cidade de Quioto, no Japão. Projetados por Togo Murano e concluídos em meados das décadas de 1950 e 1960, o edifício principal e o anexo inspiram, por sua qualidade e essência, a renovação da capela para casamentos do hotel.

Com o objetivo de transmitir o “novo espírito de Quioto”, a capela exalta originalidade e é capaz de acomodar a uma gama cada vez mais diversificada de estilos buscados por casais contemporâneos, incluindo não apenas cerimônias convencionais da igreja, mas também celebrações não religiosas.

O projeto, comandado pelo escritório KATORI archi+design associates, se apropriou ao máximo da estrutura já existente, ao mesmo tempo em que buscou incorporar novos elementos inspirados em santuários tradicionais e na arquitetura de templos. Uma treliça de teto em madeira entrelaçada, com iluminação indireta, evoca a luz do sol que penetra através dos galhos das árvores e destaca a beleza das sombras que se formam conforme a intensidade da incidência de luz natural. Reforçando a ligação com as madeiras atrás do edifício, as janelas foram redesenhadas para aumentar a transparência e iluminar a parede de pedra natural com luz solar, trazendo o exterior para dentro do ambiente. Venezianas em madeira instaladas nas paredes incorporam uma sensação de profundidade, ligando todo o espaço ao se conectarem à estrutura do teto, garantindo reverberações serenas e de alta qualidade, exigidas em uma capela.

Criando uma atmosfera íntima através dos materiais nobres utilizados, o projeto expressa um contraste entre delicadeza e força. O resultado é um espaço sagrado que se aprofunda na estética tradicional japonesa e no respeito por seu ambiente natural abundante.