Peças de design e arte concedem personalidade à projeto residencial

Casa de 635 m², em São Paulo, é assinada pela arquiteta Andrea Balastreire

Para atender às necessidades de um casal com dois filhos que buscava conforto e funcionalidade, esta casa de 635 m², localizada em um condomínio fechado no Jardim Petrópolis, em São Paulo, recebeu uma reforma assinada pela arquiteta Andrea Balastreire.

No térreo, alguns revestimentos foram substituídos, o teto foi rebaixado para pontuar o projeto de iluminação, o piso de madeira foi revitalizado e a casa ganhou automação residencial. Os ambientes seguem uma linha leve e iluminada, com poucos pontos de cor e muita suavidade nos acabamentos e nas texturas. No mobiliário predominam peças de estilo contemporâneo, com traços limpos e cores neutras. Já a marcenaria foi pensada para organizar todos os ambientes, com destaque para a estante criada embaixo da escada.

Apreciadores de design contemporâneo, os moradores optaram pela poltrona Preguiça Gira Gira, de Alfio Lisi, para compor a sala de estar. Obras de arte de Tomie Ohtake, Alfredo Volpi, Arthur Piza, Hans Grudzinski, entre outros artistas renomados, também fazem parte da decoração.

Na parte superior da casa, foi incluída uma parede no home theater e novos revestimentos do banheiro, enquanto as varandas externas também receberam reforma. Para o dormitório do casal, um painel de madeira foi utilizado como revestimento da cabeceira.

Do lado de fora, a área gourmet recebeu a maior intervenção estrutural da obra. Para ampliar o ambiente preferido dos clientes para receber amigos e familiares, um pilar foi retirado e uma laje foi criada. O ambiente abriga mesa com 10 cadeiras, churrasqueira e bancada no mesmo tom sóbrio da base da mesa, com tampo de madeira.

A área externa tem um amplo jardim integrado com a parte interna da casa, que inclui um caminho de pedras que vai até a área gourmet. Já o espaço de lazer é composto por um deque de madeira e uma piscina que fica localizada ao lado da varanda.