Residência TKN contempla vista fascinante da Serra da Mantiqueira

O projeto moderno apresenta leveza e aconchego além da vista privilegiada visível de todos os cômodos da morada

Não apenas uma, mas duas casas de inverno totalmente funcionais e interligadas. Essa é a residência TKN, pensada para um casal com dois filhos e um neto pequeno. Valorizando a exuberante vista que o terreno de 2200m² proporciona da Serra da Mantiqueira no alto da cidade de Campos do Jordão, São Paulo, o projeto é de autoria de Raphael Takano, Arthur Oishi, e Pedro Prado, do escritório OTP Arquitetura. A proposta separa o nível superior, pertencente aos pais, do nível de baixo, dos filhos, e traz a criação de um jogo de volumes monolíticos leves e semienterrados como partido arquitetônico. 

Implantada no nível mais alto, um aclive de 20 metros de altura, a casa com 450m² de área contruída tem seus principais acessos para pedestres e veículos atrás do andar superior, que faz divisa com a vegetação da Serra da Mantiqueira. Contrastando com a vista privilegiada, que pode ser apreciada de praticamente todos os cômodos, materiais como concreto aparante, madeira, vidro e perfis metálicos tomam a forma do projeto, executado do zero. 

Em destaque, um grande balanço estrutural avança sobre a vista, apoiado por pilares metálicos em “V” com cobertura em madeira solta dos fechamentos na sala superior. Esta solução busca maior leveza dos elementos estruturais. A cozinha e o jantar, integrados com o estar principal, transforma o ambiente em uma área de convívio da família, enquanto o fechamento em vidro com brises em madeira controla a incidência solar. O clima da região, frio e úmido, faz com que a casa seja voltada para o oeste, para trazer o sol da tarde e propiciar a vista do entardecer. 

Descendentes de japoneses, o casal aprecia a decoração escandinava, o que resultou na inspiração do estilo japandi. Com conforto e aconchego, o projeto apresenta leveza e um toque rústico dialogando com a textura amadeirada de forte presença no décor. Uma árvore sakura, cerejeira vinda diretamente do Japão, foi plantada ao lado da residência, enquadrada com a janela na lateral do estar. Entre os meses de julho e agosto, ela floresce e dá o tom de rosa ao cenário. 

Exaltando as formas arquitetônicas, a residência TKN é um local de relaxamento e descompreensão para os fins de semana, tornando-se ainda mais especial com a chegada do primeiro neto. Afinal, ali podem vê-lo crescer em um lugar tranquilo. 

Leia a matéria completa na edição 167 da Revista Decor

Tags from the story
,