Residência em Campinas é marcada por reforma que respeita a identidade de três gerações

Peças clássicas e souvenirs se unem com a motocicleta e carros consagrados da coleção desta família

Preservar memórias e, ao mesmo tempo, desenvolver algo totalmente novo é possível. Buscando uma mescla entre passado e presente, o estúdio Messa Penna Arquitetura une a essência dos moradores e a história desta construção centenária ao design de interiores. Localizada em Campinas, São Paulo, a residência, de aproximadamente 400 m² de área construída, mantém mobiliários herdados e aproveita peças dos moradores para construir o décor. O MP Campinas foi reformado em retrofit e teve novos ambientes acrescentados.

Para atender aos pedidos de preservação do local que pertencia aos bisavôs dos moradores, as arquitetas Olivia Messa e Luciana Penna mantiveram a paleta de cores e elementos originais. Por se tratar de uma casa de campo, utilizada pela família em finais de semanas e férias, um conceito mais aberto foi utilizado para trazer amplitude.

A entrada pelo hall principal destaca-se por uma chaise delicada de frente para uma moto Honda CB 450, 1965 – a inscrição HBB 1965 sugere Honda Black Bomber, primeiro modelo de motos de alta cilindrada da fabricante, almejada por colecionadores. Um grande portal nos leva para o living principal, com lareira de pedras rodeada por um mobiliário rústico e com personalidade.

Parte da estrutura do estar, em vidro, permite a entrada natural de luz. Um sofá vermelho preenche a área da televisão e o mobiliário mescla elementos modernos e clássicos, como a mesa redonda torneada. Na estante, identificamos imediatamente o característico capacete Honda, utilizado por Ayrton Senna, e o carrinho azul que completa o décor e entrega o amor da família pelos clássicos.

O jantar é cuidadosamente pensado para combinar o décor clássico por meio da cor. Para isso, cadeiras foram restauradas com tecidos em azul, Quaker Decor. Destaque para a mistura de tons de madeira, vistos no piso e na mesa, em madeira de demolição tauna, e nas cadeiras e aparador, que são herança da família.

Seguindo a mesma identidade rústica do restante da casa, os dormitórios têm visual clean, com teto e paredes brancas, com destaque para o lustre azul e a armação dourada da cama, dando impressão de Art Déco ao ambiente. A mesa de cabeceira segue o tom do piso. Assim como no dormitório principal, o cômodo com camas de solteiro tem portas-janela que permitem a entrada de luz natural. Um pendente mais discreto e elegante centraliza o teto, além de duas luminárias sobre a cômoda que divide as camas.

Já o banho teve sua estrutura original mantida, com uma banheira posicionada em frente ao lavatório, enquanto uma cadeira vermelha pontua cor no espaço.

Do lado de fora, a ampla varanda permite uma transição para os espaços que circundam a morada, com rede, poltronas e mesa de jantar em um living externo elegante. Cercada por natureza e jardim acurado pelo landscape da Officina Paisagismo, a área externa é ideal para momentos de descanso e lazer. Árvores centenárias e diversas espécies de plantas, como Hera, Filodendro e Ráfia.

Com vista para uma piscina em pedra preciosa Sodalita Azul, Itu Mármores, e bordas em Granito Itaúna Apicoado, a área gourmet tem forno de pizza e churrasqueira, Construflama, e mesa de madeira bruta, ideal para receber visitas e família. Para incorporar a arquitetura da churrasqueira, linhas retas e uma geometria simples, integrando a construção ao jardim de forma orgânica e despretensiosa. O lazer é completado por sauna e quadra de beach tênis.

Leia a matéria completa na Edição 165 da Revista Decor.