Esbanjando personalidade, o apartamento Downtown assinado pelo arquiteto Rodrigo Ferreira tem uma localização privilegiada. Posicionado no 15º andar de um prédio na área central da região da grande Goiânia (GO), o apartamento de, aproximadamente, 150 m² proporciona uma vista permanente da Praça Cívica e do pôr-do-sol exuberante do cerrado goiano. É nessa atmosfera que o apê abre suas portas para um universo singular, onde estão reunidas essências através de memórias, afetos e experiências.
Pensada para um casal formado por um arquiteto e um fisioterapeuta e pesquisador do movimento, ambos apaixonados pelo corpo, arte e forma, a morada é um refúgio que reflete essa confluência criativa, com um mix de estilos arquitetônicos e de design que conversam entre si. Um apartamento recheado de cores e formas diversas, além de elementos do Pop, formando um estilo único. De acordo com o arquiteto, a ambientação adequada cria uma experiência sensorial que eleva o prazer e a importância dos momentos. “Nos dedicamos a criar um ambiente convidativo, que representa uma celebração dos sentidos”, explica Ferreira.
No décor, mobiliários e objetos que vieram de pessoas queridas ou de marcas que dizem algo que os moradores acreditam. “Sempre conceituamos os nossos projetos em nosso Studio. Proporcionar cores, formas, materiais e observar a composição final de forma equilibrada é o nosso desafio. O casal queria sentir a energia transmitida pela atmosfera dos objetos de desejos que já carregavam em sua jornada de vida. Escutar a coleção de discos de vinil era primordial. Este momento era um dos pontos cruciais do projeto, pois é a hora que eles aproveitam para a criação de encontros, viagens e projetos”.
A conexão da sala de estar e jantar possibilitou um espaço funcional com integração e muito conforto em cada ambiente. O objetivo da reforma era imprimir a personalidade dos moradores sem quebra-quebra, mantendo a essência e o colorido que tanto os agrada. Assim, tons claros e neutros foi a aposta do arquiteto para contrastar com o azul acinzentado do armário original do apartamento da década de 1970, com ponto focal de cor usado no mobiliário, luminárias e a porta vermelha, também original. O desenho da marcenaria da sala e demais ambientes foi pensado em contribuir com o décor de forma que o grande destaque do apartamento fosse o jardim vertical da sala.
O piso em madeira marchetada é original e precisou ser retirado e tratado. Também foram atualizados todos os mobiliários da área de refeições, como a mesa de jantar da designer e artista plástica Jacqueline Terpins e a cadeira Chuva do arquiteto e designer Leo Romano, disponíveis na Movelaria Brasileira. A iluminação ficou a cargo da Interpam+Luz que auxiliou com maestria na criação da área intimista do apartamento.
O apê também conta com um espaço de academia. O ambiente segue a uma atmosfera clara para a realização das atividades que os proprietários praticam. A área de meditação junto com os equipamentos de pilares e arte cênica é distribuída de forma harmônica para que o espaço criativo seja o centro das atenções.
Com estilo étnico, o quarto, que também é utilizado como home, é o ponto de mais cor do apartamento. A cabeceira estofada em veludo com o tecido com o tema africano, da marca Orlen, traz essa sensação de aconchego e ousadia para o espaço. Luminárias indiretas e diretas com os abajures torna o espaço romântico à noite, enquanto a poltrona Guaiúba, do design Carlos Motta, é a grande protagonista do espaço.
Na suíte do casal, a decoração é neutra. A proposta de inserir uma cabeceira com o aproveitamento dos tacos de madeira do corredor do apartamento foi uma ideia do casal. O tecido acima da cabeceira, da Orlean, traz essa essência de tranquilidade para a hora do relaxamento. Com a iluminação indireta na marcenaria, o cenário muda completamente ao anoitecer, criando um ambiente intimista.
Durante a reforma do apartamento, foi optado por integrar o banho social e o banho máster, proporcionando praticidade e fluidez no dia a dia. Para a privacidade, esquadrias acústicas deslizam sobre o banco em mármore bege Bahia escovado, isolando completamente os dois espaços. Com as esquadrias recolhidas, a sensação é de estar em um SPA. O protagonista do décor são os revestimentos da linha Gouche da Portobello Shop Goiânia, que dão vida e força ao espaço. As cores, nos tons de rosa e verde, alinhadas com a iluminação retro iluminada, criam um recanto zen, ideal para o momento de relaxamento.
O apartamento Downtown é um recanto, onde em cada aresta há sempre uma história para contar.