Morada na Bahia exalta a iluminação e o protagonismo da madeira

Amplitude e integração entre os ambientes são alguns dos destaques deste incrível lar

Com a finalidade de integrar a casa à paisagem, as linhas retas e a estrutura em madeira e pedras fazem do Jangadas 30 um moderno e sofisticado projeto arquitetônico, com cores que propiciam harmonia, conforto e aconchego. Localizada na Mata de São João, na Bahia, a morada de dois pavimentos tem área de 330 m² e foi idealizada para uma família de cinco pessoas, um casal e três filhos. Desenvolvido pelo escritório Daniel Bastos Arquitetura + Design, o projeto combina elegância e leveza, por meio dos vidros no entorno da casa, com os estilos rústico e clássico, com a madeira como protagonista em todo o design.

Para evidenciar a amplitude, espaços abertos e vãos livres, além do pé-direito duplo de cerca de seis metros de altura, permitem ampla ventilação natural. A madeira está presente em todos os cantos, até mesmo no revestimento das vigas e pilares. Entre os destaques está o projeto luminotécnico. Tanto na parte externa quanto interna, a utilização de lâmpadas de LED valoriza a arquitetura e a composição criada em cada um dos ambientes, assim como evidencia os elementos amadeirados, presentes nas esquadrias, móveis, forro ripado, pergolado na fachada principal e detalhes.

A praticidade também se destaca, com a integração entre living, jantar e cozinha, valorizando a funcionalidade dos ambientes. Área gourmet e cozinha foram ligadas pelo mesmo conceito, permitindo acesso fácil entre os espaços. Já os elementos decorativos foram pensados para tornar os espaços agradáveis, criando um refúgio das rotinas diárias. Para o living, estar e cozinha foram definidas cores neutras, que assim como o mobiliário, evidenciam o sentimento de tranquilidade. 

Integrada à cozinha, a área gourmet traz alegria no colorido de suas peças, com variação de azul nas poltronas e cadeiras e tom alaranjado na mesa de centro. No mesmo tom de laranja, o balanço propicia um momento de descanso nas proximidades da piscina. Já o revestimento de pedra moledo nas paredes traz um toque rústico. Para dar suporte à área gourmet, o lavabo recebeu bancada em mármore travertino romano rústico. 

Na escada que leva às suítes, a imagem de uma tartaruga encravada na parede torna o espaço singular e descontraído. Nas cinco suítes, as configurações são parecidas. Para a composição do décor, foram definidos móveis e cores neutras, além da cor branca para o teto, propiciando a amplitude. A suíte máster, com maior área,  tem uma linda vista para o mar. Nesse dormitório, o banho foi construído de forma a possibilitar também a vista da paisagem. 

No exterior, a residência é marcada pelo conforto da área de lazer, que ganha destaque com a piscina que mescla linhas retas e forma orgânica, revestimento de pastilhas na cor azul, móveis coloridos, além de um confortável deck para aproveitar o sol e o calor. Cercada por plantas e árvores, a morada é integrada à natureza singular da Bahia, proporcionando bons momentos em família.

Leia a matéria completa na Edição 166 da Revista Decor.

Tags from the story
,