Morada exalta vista externa e essência acolhedora

FOTOS: Rafael Gamo
Utilizando elementos naturais desde a fachada até seu interior, residência na Cidade do México traz personalidade e acolhimento

Exaltando a vista exterior, este projeto localizado na Cidade do México une conforto e sofisticação. Assinada pelas arquitetas Renatta Chain e Lina Siman, do escritório de arquitetura e interiores Chain + Siman, a Ochre House foi projetada em um terreno que já pertencia aos proprietários, um casal com dois filhos e uma filha. Com 1.056 m² de área construída, o projeto tem como inspiração o conceito mediterrâneo contemporâneo, com adaptações para a cultura mexicana contemporânea, unindo elementos de design modernos e detalhes rústicos.

Ao chegar na propriedade, a arquitetura da residência deixa implícito um design natural e requintado. Em contraste com tons neutros, como o cimento-areia, a fachada recebe revestimento em pedras de pedreira cinzenta. Já em seus interiores, se destacam ambientes aconchegantes e a utilização de elementos naturais, como a madeira. Com dois andares, Ochre conta com estar, jantar, cozinha, sala de tv, sala de jogos, dois escritórios, três dormitórios, três banhos, um depósito de vinho e duas dependências de funcionárias, cada uma com banho próprio.

Um dos destaques da área social, as amplas janelas gradeadas permitem a entrada de luz natural nos ambientes, além de acrescentar um toque clássico ao projeto. Também revestido com pedra cinzenta, o estar é contemplado com móveis que seguem uma paleta neutra. Fazendo referência ao elemento natural, premissa seguida no projeto, a mesa de centro em madeira acrescenta personalidade. Já o tapete, proporciona a sensação de aconchego ao espaço.

As tonalidades do estar seguem para o jantar, com piso em madeira carvalho, acrescentado em todos os espaços sociais, criando fluidez e continuidade entre os ambientes. A mesa redonda com doze lugares reflete a hospitalidade dos moradores, que adoram receber amigos. Integrando o ambiente, o conjunto de luminárias acima da mesa traz um tom cobreado.

Presente também no térreo, mas separada dos demais cômodos, a cozinha recebe um design contemporâneo e moderno. Diferente do piso da área social integrada, esse ambiente recebeu piso feito com ferro cortado a laser e concreto fundido. Já os armários proporcionam muito espaço de armazenamento para condimentos e utensílios, enquanto a ilha com duas banquetas oferece um lugar perfeito para as refeições rápidas.

O escritório privado com vista para o jardim frontal, também localizado neste andar, oferece o espaço ideal para o home office, já realizado mesmo antes da pandemia pelo casal. No local, uma mesa com tampo em vidro e três cadeiras contemplam um décor contemporâneo e possibilitam reuniões de trabalho.

Interligando os dois andares, a escada em ferro laminado a frio fica próxima a uma janela panorâmica e com um pé-direito duplo. Destaque para a árvore interna junto à escada. No andar superior, uma sala íntima faz a conexão entre os três dormitórios. Característica comum entre eles, o teto inclinado em madeira de carvalho traz amplitude aos cômodos. No dormitório principal, o destaque fica por conta do amplo espaço, que inclui closet e banho, com banheira. Como diferencial, a lareira reforça o charme e o acolhimento.

Já o outro dormitório, destinado aos dois filhos do casal, segue uma paleta em tons de cinza. Além disso, o ambiente conta com uma mesa de estudos, acompanhada por uma estante em madeira, utilizada como apoio para livros e armazenamento, duas camas com cabeceira estofada, banheiro compartilhado e closet. Singular, da fachada ao quintal, Ochre House unifica estilos e elementos em um décor repleto de elegância, requinte e acolhimento à família.

Publicado na edição 162 da Revista Décor

Tags from the story
, ,