Apartamento carioca prioriza amplitude e integração

Projeto assinado pelo escritório Brise Arquitetura repaginou a planta, adicionando mais ambientes, sem reduzir a mobilidade

Este apartamento no Leblon, Rio de Janeiro, passou por uma transformação completa. Assinado pelo escritório Brise Arquitetura, o projeto repensou a planta original para agregar mais ambientes à morada de 140 m². Enquanto a planta original contava com um banheiro e três quartos, a estrutura foi adaptada, dando lugar à três suítes. Sem reduzir a mobilidade, as arquitetas Bitty Talbot e Cecília Teixeira apostaram em transformar a cozinha no centro de circulação da casa, ao conectar área social e privativa. “Precisamos fazer um cálculo estrutural que elevou o piso do apartamento, permitindo passar as novas tubulações, exceto o piso da sala, que precisava estar nivelado com o piso do hall do elevador”, comenta Cecília.

De acordo com as profissionais, com as adaptações, a cozinha tornou-se o coração da casa. Charmosa e prática, se abre para o estar, promovendo integração e proporcionando um ambiente propício para o bem receber. Nas paredes, a escolha foi por replicar os tijolinhos brancos da sala. Os armários, Florense, têm acabamento em fendi e formam uma unidade visual com a área social. Já os armários aéreos têm portas de vidro transparente como forma de cumprirem a função de uma cristaleira. À pedido da moradora, criou-se uma sala multiuso, incorporando um espaço para home office sem os ares de escritório, além de uma estrutura para guardar o piano-armário, que serviu de ponto de partida para o desenho da marcenaria da área social.

Por ser compacto, o apartamento recebeu o mesmo piso, em porcelanato cinza claro, em todos os ambientes, conferindo unidade estética e aumentando a sensação de amplitude. Utilizando poucas variações de revestimentos, as arquitetas deram a possibilidade de a moradora adicionar itens ao décor conforme o seu gosto, com objetos, adornos e livros do seu acervo.

Nas suítes, uma atmosfera aconchegante é criada através de papéis de parede, texturas amadeiradas e tons neutros. As profissionais destacam as cabeceiras das camas com mesinhas acopladas e as divisórias brise soleil, que separam dormitório e banheiro. O resultado é um projeto acolhedor com ares contemporâneos e toques que pontuam memórias afetivas das moradoras.