Um brinde ao design na República Tcheca

Cervejaria é espaço múltiplo e provoca diferentes experiências aos clientes com design industrial e original

Ao entrar no Bernard Visitor Center, em Humpolec, na República Tcheca, beber apenas um copo de cerveja não basta. Criado para enriquecer a experiência de visitar a cervejaria Bernard Family Brewery e proporcionar um ambiente aconchegante para relaxamento, o centro de visitantes oferece uma experiência única. A construção, de autoria do arquiteto Petr Bernard em colaboração com o Studio A, recebeu interiores e intervenções parciais no exterior assinados por Barbara Bencova, do estúdio B² Architecture, que também coordenou a construção do Bernard Visitor Center com Jakub Klíma, da Hezkey.

Localizada em uma estrutura de quatro níveis, a cervejaria recebe visitantes com espaços de exposição, loja e cervejaria interativos e multifuncionais, além de bar e sala de cinema. O projeto destaca a estética industrial da cervejaria, com suas típicas vitrines e fachadas de lojas. Para construir a atmosfera do local, paredes revestidas com cimento preto, móveis em madeira e detalhes em cobre, além de iluminação e elementos estruturais que se destacam em um contraste harmonioso. Nas paredes, tijolos originais da construção reforçam o estilo proposto, enquanto painéis feitos com garrafas de cerveja e armações de metal criam um mágico jogo de sombras. No teto, formatos não convencionais dão ainda mais identidade ao projeto.

Na recepção, uma parede de garrafas de cerveja com o logotipo da cervejaria recebe os visitantes. A partir dali, o corredor de ligação ao edifício histórico da cervejaria apresenta uma exposição interativa que mostra a história da cerveja Bernard e os processos únicos de fabricação. Abóbadas e paredes de tijolo tiveram estrutura preservada e relatam, também, a história da arquitetura do espaço. O local conecta visitantes à sala de cinema, espaço em que o verde e o preto predominam.

No próximo andar, o salão da cervejaria é um espaço multifuncional com divisórias móveis em madeira. A parede do hall que recebe turistas é destaque com a decoração em garrafas. Contrário ao hall, um armazém disponibiliza itens da marca em estruturas de madeira e metal. Ao seguir o percurso, mesas aguardam reuniões de amigos e uma parada para descanso. Centralizado no espaço está um dos bares, com estrutura predominantemente preta. O bar é clean e cede o destaque ao texto, que replica, em madeira clara, a estrutura abóbada do andar anterior.

Protagonista no quarto andar, o bar apresenta tanques de cerveja em cobre suspensos no ar. A decoração busca o equilíbrio com a calmaria através dos elementos de design. Garrafas em painéis agora são utilizadas para dividir ambientes. A iluminação é quente e acolhedora, com destaque para as luminárias de design Tim, Bomma. O jogo de luzes criado faz com que, nas paredes, o espaço tenha reflexos de cor de mel. O mobiliário é composto pelas cadeiras Tondina Pop, Infiniti, e pelas cadeiras Split e Antonín Šuman, TON, além dos bancos Form, Normann Copenhagen, e mesas CPH25 e CPH20, HAY. Acima do bar, um mezanino dá acesso às toaletes.

Além disso, é possível subir os 189 degraus até a passarela ao redor da chaminé funcional para observar a Cervejaria Bernard, a cidade de Humpolec e seus arredores. Bernard Visitor Center é, afinal, um passeio completo que mescla cerveja e design único. A partir do conceito de “Old meets New” — em tradução livre, “o velho encontra o novo” — a seleção de tons, materiais e conceito criou um ambiente interessante e refinado que merece ser desbravado.

Leia a matéria completa na edição 173 da Revista Decor.