Projeto residencial cria espaços tranquilos e conectados com a natureza

Antiga residência em estilo inglês é renovada por arquitetos, designers e paisagista para criar ambientes totalmente integrados e acolhedores

No Vale do Silício, a oeste da Baía de San Francisco, a cidade de Atherton – parte do condado de San Mateo – chamou a atenção da mídia em 2017 ao ser considerada a comunidade mais rica dos Estados Unidos, onde, de acordo com levantamento da Bloomberg, a renda média anual ultrapassa 500 mil dólares. Construída no centro da rota histórica que liga San Francisco à San Jose, a localidade passou a receber moradores a partir da metade do século XIX e, com o crescimento do hub tecnológico da região, se tornou refúgio para diversos empresários do setor.

Residencial e tradicional, a cidade é repleta de moradas onde a arquitetura em estilo inglês predomina, com grandes terrenos repletos de carvalhos que recobrem os 6 km² de área. Seus pouco mais de 7 mil habitantes, distribuídos em 2,5 mil famílias, vivem nessas residências que também estabelecem um recorde de preço, sendo disputadas por um valor de mercado superior a US$ 2,5 milhões.

Incumbidos de fazer uma renovação completa em uma residência recém adquirida por um jovem casal empreendedor com dois filhos, os arquitetos do escritório Feldman Architecture e os designers de interiores da BAMO se uniram em torno de uma proposta: uma transformação da casa e dos jardins existentes em um local contemporâneo e elegante, que abraça a luz natural enquanto conecta os interiores ao paisagismo externo – assinado pelo Ground Studio Landscape Architecture. Em sua estrutura original, a morada virava as costas para a natureza singular do norte da Califórnia, com um magnífico carvalho no jardim da frente e um jardim de rosas quase escondido nos fundos.

Redesenhado pela Feldman Architecture, o novo design da casa de 760 m² reimagina completamente a estrutura original, integrando cômodos entre si e à paisagem adjacente. Logo na entrada, o paisagismo une o caminho de pedra em blocos retangulares ao gramado com plantas, mudas de árvores e árvores médias e grandes. Os ares modernos da residência denotam um ar minimalista – eliminando as mansardas e janelas bay window da construção original –, com revestimentos claros, grandes aberturas e portas de vidro que permitem a entrada de luz natural.

Em sua entrada, a morada surpreende com as luminárias pendentes Arc Well 19’’, Allied Maker, que descem em cascata pelas aberturas elípticas da escada de três andares em semicírculo. As curvas da escada são completadas pelo próprio nível do piso, eliminando a necessidade de patamares. Esse hall dinâmico centraliza o acesso ao solo, ao piso superior e ao porão. As paredes brancas, Benjamin Moore, dão protagonismo ao piso de madeira clarinha, Hackwood, à tela sobre a parede lateral direita e ao banco Arakan, Holly Hunt, em couro de camelo.

No living, à esquerda do hall, o teto A-frame com um lustre pendente Phoenix Day personalizado cria uma dinâmica angular ao cômodo, que é integrado à área externa a partir de grandes portas-camarão de vidro. De frente para o exterior, o sofá e a poltrona #2736, A. Rudin, compõem um ambiente cheio de design, como a cadeira souvenir e a mesa de canto Calista personalizada, ambas Hutton Collection, além dos banquinhos Floris Wubben, The Future Project, e as mesas de apoio Manhattan, Jan Showers, e Wright, com design de John Lyle. O tapete Amadi, Stark Carpet, delimita o ambiente de estar onde também estão duas confortáveis poltronas Berin Club, BDDW, iluminadas pelo abajur Patricia, Christopher Spitzmiller, sob a mesa lateral Peninsula, Sutherland. Acrescentando sofisticação ao ambiente – no limite entre a área interna e externa –, uma mesa personalizada Nanking, Gregorius Pineo, é acompanhada por cadeiras Penn, Sawkille, em um clima ideal para beber um chá.

Seguindo no ambiente interno, chegamos ao jantar, que nos ganha imediatamente com o revestimento de parede em tom sépia La Chasse de Compiegne, De Gournay. O cômodo conciso guarda, além da bela vista para o jardim, uma mesa de jantar Mirto, B&B Italia, e cadeiras Grace, Poliform.

Integrada ao exterior, a cozinha estende-se à varanda, transformando o ambiente de serviço em uma área de lazer. Armários, bancada central e acoplados, HenryBuilt Kitchen, são iluminados pelo pendente Linear #107, Vode, e recebem a sofisticação das banquetas CH58, Carl Hansen, desenhadas por Hans Wegner em 1958. Na área externa da cozinha, a mesa Peso, Holly Hunt, é acompanhada por cadeiras Terassi, DWR. A linha Terassi, segue pela área externa com as poltronas Terassi Ottoman, e as espreguiçadeiras à beira da piscina Terassi Chaise, todas revestidas em tecido carvão.

Para a sala de café, os designers de interiores da BAMO utilizaram um canto alemão com a mesa Duette, Altura Furniture, e cadeiras Pinch, Carl Hansen, iluminadas pelo pendente Aperture 4, Allied Maker, em um ambiente descontraído.

Explorando os mais variados cômodos, a morada tem ainda uma sala de mídias, biblioteca, sala de estudos, dois escritórios e sala íntima. Nesta última, mesinhas Tod Von Mertens e um sofá A. Rudin se unem com a poltrona Serie Up 2000, B&B Italia, marca que é repetida na biblioteca, com o design das cadeiras Febo.

Subindo a incrível escada projetada e executada por Feldman Architecture, chegamos à área íntima da morada. Com três dormitórios – principal, dos filhos e para visitas –, a área íntima repete a paleta clara característica da morada, transportando as cores em questão para os acabamentos têxteis e para o mobiliário. No dormitório principal, almofadas e cortinas são de Rogers & Goffigon, enquanto dois bancos #740, A. Rudin, formam um recamier aos pés da cama, sobre o tapete tibetano, Stark Carpet. O ambiente tem ainda abajures Gregory e Blanc de Chine, Christopher Spitzmiller.

Retornando ao exterior, vamos à piscina no pátio interno – que, além das espreguiçadeiras já citadas, oferece todo o conforto de poltronas Cozy Swivel, West Elm, – e o living e jantar externos, que descortinam a beleza paisagística e arquitetônica da morada a partir de uma área lateral arborizada. Aproveitando seu espaço integrado com o living interno, o ambiente tem poltronas Anatra e sofá Rock Garden, ambos JANUS et Cie, acompanhados de uma mesinha D48, Kettal. Mais à frente, na sombra das árvores, uma mesa de jantar de pedra é circulada por cadeiras Luxembourg, Fermob, disponíveis na DunkirkSF. De forma minuciosa, os projetos arquitetônico e de interiores conversam perfeitamente com o paisagismo, integrando cuidadosamente os espaços íntimos ao ar livre no terreno.

Leia a matéria completa na Edição 173 da Revista Decor.