Projeto no litoral paulista alia sofisticação de ambientes à natureza exterior

Tons de branco e bege contribuem para dar a casa um toque contemporâneo e ao mesmo tempo acolhedor

A vista para o mar de Guarujá, no litoral sul de São Paulo, inspirou a transformação desta residência de 700 m² assinada pela arquiteta Camila Corradi e a designer de interiores Thatiana Mello, do escritório Corradi Mello Arquitetura. Com atmosfera tranquila e acolhedora, a casa de férias foi pensada para um casal que adora receber e apreciar momentos de encontros e lazer.

Assim, a reforma priorizou o contato com a natureza e a utilização de materiais naturais. A leveza e o sentimento de acolhimento ficam visíveis na escolha das cores, com predominância de tons neutros, como o branco e o bege, que permitem evidenciar detalhes pontuais. No décor, uma composição mais rústica no mobiliário e detalhes contemporâneos. Como forma de valorizar os revestimentos, as obras de arte e os objetos, o projeto luminotécnico conta com luzes centrais e alguns focos direcionados.

Para unificar a área social, as paredes do living foram removidas, proporcionando amplitude. Muito mais espaçoso, o ambiente tem móveis em madeira, enquanto o branco concede o clima característico de praia e bem-estar. Em destaque, a parede em pedra moledo natural com espelho circular.

Do living é possível acessar a varanda, onde as vigas, portas e caixilhos são adornados pela madeira cumaru natural. A mesa circular de oito lugares, com base de alumínio e tampo em vidro, e as cadeiras de corda náutica chamam a atenção. Ainda junto à varanda, o espaço tem uma área de convívio com sofá e poltronas confortáveis em tons de cinza. Ao fundo, a bancada em travertino romano bruto armazena bebidas e alimentos. O verde das folhagens e o colorido dos pratos de parede trazem alegria.

Através de uma porta de vidro, a varanda dá acesso ao home theater. Apesar da elegância do piso em mármore travertino romano bruto, o grande tapete é facilmente notado , assim como o conforto e a beleza dos móveis. Ali, os pufes ganham tripla funcionalidade, assento, mesa de centro e apoio para os pés. Destaque para a estante, em freijó natural.

Ampla, a cozinha foi totalmente remodelada, com cores e contrastes que se complementam. Os armários são feitos em marcenaria na cor fendi, enquanto a bancada da pia recebeu revestimento em quartzo café, assim como a mesa integrada ao armário.

Para acessar o segundo pavimento, foi projetada uma escada em cumaru natural e polimento fosco. O corredor em continuidade da escada, que conduz à área íntima, ganhou uma composição de quadros em molduras de madeira nas paredes.

Em tons sóbrios, a suíte máster é um verdadeiro espaço de relaxamento. Na cabeceira da cama, um painel em madeira laqueada une uma parte lisa e a outra ripada, enquanto a cômoda e o cabideiro em madeira aos pés da cama completam a decoração. Já o banho dessa suíte recebeu box integrado e espelho em toda a parede de fundo atrás da pia. Porém o maior destaque do ambiente vem do lado externo. Uma grande porta-janela integra a área da suíte com uma varanda particular e vista privilegiada para o mar. Assim como no restante da casa, o guarda corpo da varanda é de vidro, concedendo ainda mais visibilidade para o cenário.  Para receber os hóspedes, as acomodações contam com camas em laca branca, com layout que dá a possibilidade de posicioná-las lado a lado em caso de necessidade.

Na área externa a mesa retangular de oito lugares, com base e tampo em granito rústico, convida para um almoço ao ar livre e a contemplação da paisagem. Já a área da piscina ganhou novas e modernas espreguiçadeiras e ombrelones. Uma casa que é um verdadeiro convite ao descanso e lazer.

Leia a matéria completa na edição 167 da Revista Decor.