Pensando em estar perto da família e dos amigos, um casal de cariocas, moradores de São Paulo, resolveu investir na compra de um micro loft para uso em finais de semana e férias. Assinada por Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Antropofágik Arquitetura, essa morada localizada no Leblon, Rio de Janeiro, se distribui por apenas 17 m², trazendo um projeto de reforma geral e decoração integralmente nova. Com poucas exigências, os proprietários desejavam um espaço contemporâneo, funcional e cheio de personalidade.
No projeto, o principal desafio encontrado foi a falta de iluminação natural. Foi a partir disso que veio a ideia de incorporar uma claraboia trapezoidal, com inspiração nova iorquina, que foi instalada acima da cama. Dando funcionalidade ao loft, os arquitetos mudaram a entrada do banho e criaram um armário embutido bem espaçoso, para armazenamento de itens. Na cozinha, há destaque para a bancada de granilite colorido, que também funciona como bancada para refeições.
Com a paleta de cores extraída justamente dessa bancada, a dupla optou por uma base clara, estratégia que aumenta a luminosidade do espaço. Os profissionais ainda fizeram uma brincadeira com texturas, pontos de cores terrosas e artesanato brasileiro, conferindo ao ambiente uma atmosfera nacional. Para finalizar, no banho, a cuba pink também ganha evidência.