Olhar contemporâneo para cultura milenar inspira projeto na capital paranaense

Combinando cores, símbolos e texturas, projeto incorpora atmosfera cheia de vida e personalidade.

Foi preciso muita dedicação da arquiteta Talita Nogueira para combinar todas as cores, símbolos e texturas de forma harmoniosa para compor este lar. A solução foi estudar profundamente todos os pedidos da cliente e criar o projeto certificando-se de que tudo estava ali por alguma razão. Mas no final, todo esforço valeu a pena. Este apartamento, localizado em Curitiba, Paraná, ganhou uma atmosfera cheia de vida e personalidade própria.

O intuito do projeto era estabelecer uma conexão entre a antiga tradição japonesa e a tecnologia contemporânea. A tradição compõe o ambiente com a permanência dos hábitos e costumes mais antigos da cultura oriental, enquanto a tecnologia se apresenta de forma minimalista, valorizando a atmosfera repleta de tons marcantes. A ideia principal foi aliar inovação, qualidade, originalidade e cor.

Logo na entrada, uma caixa azul forma o hall e garante as boas-vindas destacando o living da morada. Uma grande estante para objetos e livros divide o espaço acompanhando o pé-direito duplo, enquanto a adega circular é uma das grandes protagonistas. A mistura de cores não aparece só nas paredes, mas também nas peças do mobiliário. Tons de azul, roxo e laranja marcam presença na composição.

Integrado com a cozinha, o jantar apresenta o rosa como cor predominante. Em contraponto, o mobiliário branco inspira leveza no espaço. Obras de arte e peças de design finalizam o décor. Na área gourmet, o acabamento escovado garante um toque neutro no ambiente. Promovendo a funcionalidade aliada ao visual, os eletros estão ocultos no mobiliário.

No pavimento superior, o dormitório destaca um importante elemento oriental. O dragão, presente no papel de parede, traduz tudo o que foi pensado para o projeto. A partir disso, outros elementos como a tela da cabeceira foram definidos. Seguindo essa pegada, o banho da suíte máster foi pensado para transmitir a sensação de estar em um SPA.

Com caráter funcional, o segundo dormitório foi pensado como um escritório capaz de acomodar hóspedes quando necessário. Neste ambiente, o décor procurou seguir o mesmo conceito da suíte máster, trazendo elementos e símbolos usados no restante do projeto. O azul utilizado na área social foi resgatado e o apreço pelo design marca presença novamente.

Foi através de uma leitura contemporânea da cultura oriental que o projeto conseguiu criar uma atmosfera singular e marcante. O apartamento é o resultado do casamento entre a personalidade forte da moradora e a criatividade do escritório para traduzir a sua essência. Cada detalhe, composição, cor e objeto foram pensados para que a dualidade presente fosse harmônica.

Publicado na edição 160 da Revista Decor