Concebida pelo arquiteto João Daniel, da JD Arquitetura, esta residência da Orla do Rio Doce, Governador Valadares, possui 365 m² de detalhes memoráveis e nostálgicos. O projeto de construção do imóvel, detalhamento arquitetônico, marcenaria e decoração final – todos realizados pelo arquiteto – foram pensados para atender um casal e seus três filhos, uma menina de 10 anos, uma de quatro e um bebê de seis meses. São colecionadores de souvenirs, gostam de poesia e valorizam cada momento juntos.
A primeira ação foi elevar as bases, já que o imóvel fica em uma ilha do Rio Doce. O local foi erguido a 2,7 metros do nível da rua, evitando a possibilidade de alagamentos. Como resultado, o upgrade trouxe o verde das copas das árvores para as janelas e acrescentou maiores horizontes à vista do calçadão da Orla do Rio Doce. O imóvel também possui toda a parte íntima e social voltada para o sol da manhã.
Em detalhes rústicos – solicitação dos proprietários -, os revestimentos do local foram esculpidos em minério típico da região, Calcita Mel Dourada Rolada. Outro destaque é o acabamento em madeira de peroba natural do campo. Peças de garimpo e móveis vintage, como penteadeira, mesa e cadeira, heranças familiares, dão história aos cômodos do imóvel.
A memória afetiva dá inspiração a todo projeto, desde o acabamento, mobiliário e adorno. Dessa maneira, os moradores participaram ativamente da criação. Além disso, peças de herança de família e outras exclusivas trazidas das cidades de Tiradentes, Ouro Preto e viagens internacionais. Tudo foi especialmente adquirido e acompanhado de perto. Por fim, uma base neutra foi elaborada para receber as peças que os proprietários já possuíam.
Como resultado, o ambiente é singular. Os tons da madeira contrastam com a pedra. As grandes janelas trazem luz para os espaços. Inegavelmente uma residência ao estilo de Minas Gerais.