Talvez a palavra que melhor defina São Paulo seja diversidade, afinal a metrópole abraça todos os tipos de culturas, nacionalidades e estilos. Para desenvolver o projeto deste apartamento, o designer de interiores Felipe de Almeida também teve que unir os opostos para atender ao pedido dos clientes. Enquanto um buscava algo mais contemporâneo e minimalista, o outro desejava uma morada clássica e maximalista. Outra prioridade era fugir dos modismos e do óbvio, criando assim uma morada com personalidade própria.
O projeto buscou desenvolver elementos clássicos e contemporâneos nos revestimentos, acabamentos e na marcenaria, criando assim uma atmosfera elegante, atemporal e funcional. Além de garantir novos ares para os ambientes, o objetivo era adequar o apartamento de acordo com as necessidades dos moradores. Um novo layout foi pensado, criando espaços vivos para serem vividos em família.
Logo na entrada, a porta de Muxarabi – espécie de treliça de madeira com origem na arquitetura árabe – confere personalidade ao décor. A solução garantiu um clima de boas-vindas ao hall do apartamento. Funcionais, as portas podem ser completamente abertas em dias de festa. A estrutura vazada em madeira também permite que o hall receba a iluminação natural vinda da área social.
Em um espaço amplo e integrado, a área social contempla o estar e jantar. Apesar da amplitude, a escolha das peças pontua uma atmosfera super aconchegante e acolhedora. Ao lado, a varanda foi pensada para ser um espaço de convívio. Neste ambiente era importante ter um projeto de paisagismo para deixar tudo mais verde. Desenvolvido pelo paisagista Rodrigo Oliveira, o espaço conta com irrigação automática.
Na área social, predominam os materiais naturais. Assim, a madeira foi muito utilizada, começando pelo piso que se estende até a cozinha. Os tecidos, com acabamentos naturais como o algodão e o linho, foram usados em todos os ambientes, principalmente nas suítes, onde as paredes foram forradas com o material.
Com objetos e peças de artesanato de comunidades nacionais, a arte brasileira ganhou destaque na decoração. O projeto contou com uma curadoria minuciosamente pensada para cada espaço e parede, afinal a proprietária é apaixonada pelo mundo das artes. A tela de Burle Marx foi posicionada estrategicamente para quem chega e para que possa ser apreciada de toda área social. Além disso, obras de Mariana Palma, Volpi e muitos outros artistas compõem o acervo.
O corredor que leva para os ambientes íntimos ganhou uma parede cheia de memórias e recordações com fotos de fases distintas da vida da família, criando um espaço afetivo. Nos dormitórios, tons sóbrios e peças em madeira garantem aconchego. Na suíte principal, a casa de banho foi integrada ao closet, proporcionando ares de sofisticação ao espaço. Com materiais como madeira, pedras e tecidos, a morada se aproxima de um conceito natural. Ao unir elementos, o design de interiores deste projeto conseguiu equilibrar a sofisticação e o aconchego, garantindo uma proposta perfeita para curtir em família.