Localizado no Brooklin, em São Paulo, este apartamento de 147m² ganhou uma reforma completa. Assinado pelas arquitetas Juliana Silva e Amanda Mori, do escritório Go Up Arquitetura, o projeto foi desenvolvido para um casal com dois filhos – um de nove e outro de doze anos – que gosta de apreciar momentos de lazer, conversar, beber, receber amigos e assistir streamings.
O maior desejo dos moradores era resolver a disposição dos espaços, especialmente as áreas sociais e de acesso, com uma decoração funcional e que fizesse parte do dia a dia, num ambiente leve, organizado e integrado. Além disso, com uma rotina de trabalho híbrida, precisavam de mais de um ambiente para home office para que pudessem escolher o lugar para trabalhar, estando ambos ou apenas um deles no imóvel.
Seguindo os estilos boho e contemporâneo, com toques modernos e rústicos, as arquitetas utilizaram tons neutros com fundo acinzentado e aplicaram toques de azul, verde e rosa neste projeto, além de materiais naturais, como a bancada de madeira de demolição, paredes de tijolinho e mobiliários com portas de palhinha. Já o piso de madeira existente foi completamente clareado, baixando dois tons da madeira original e trocando o verniz com brilho por verniz fosco/natural.
No novo layout foi criado o hall social com uma parede curva e pintura com efeito caiado na cor branca, molduras no elevador em MDF cor cumaru raiz, da Duratex, e porta de acesso no ripado feito em marcenaria cor verde Mint, da Duratex. Essa transformação setorizou o acesso e enalteceu a área mais importante da casa.
A sala de estar também recebeu iluminação técnica através de trilhos eletrificados, enquanto a parede da lareira ganhou o mesmo efeito de pintura caiada do hall de acesso, o que destacou sua moldura grafite pré-existente. O layout com sofá azul em ilha no centro e a poltrona Costella em couro caramelo compõem o conjunto. Já a sala de jantar recebeu uma mesa Saarinen oval com tampo em mármore Carrara. Paredes com battem board na cor branca, quadros e iluminação envolvem a decoração.
Na cozinha integrada com península e bancada em madeira orgânica, todos os acabamentos foram trocados, como os móveis em MDF cor verde Mint, da Duratex, MDF Cumaru raiz, tela Guararapes e MDF Corten dando acabamento à coifa. Apenas a bancada em quartzo cinza foi mantida.
O quarto do casal teve sua varanda ampliada para incorporar um home office com uma mesa de madeira que também tem função de apoio de cabeceira. A marcenaria recebeu pintura nas cores rippie chique e vermelho veneziano, da Suvinil, enquanto a prateleira superior se apresenta na cor freijó puro, da Duratex. Demais móveis soltos, como a cômoda, mesinhas de cabeceira e o espelho de piso deram um toque mais despojado ao espaço. Já o quarto reversível recebeu um painel branco com uma cama – que também pode ser usada como sofá – logo abaixo dos tijolinhos terrosos. A mesa de trabalho e estudos e a rede de balanço completam o espaço. Além disso, o ambiente tem a possibilidade de ser isolado ou integrado à área social com portas de correr. Um projeto cheio de soluções criativas e funcionais.