Localizado no charmoso Centro Histórico de Porto Alegre, em um edifício datado dos anos 1960, este apartamento é bem diferente do que se espera para uma construção antiga. Após uma reforma, assinada pelo arquiteto Thiago Barella, o imóvel – de curadoria da Somos Lares – Atelier Imobiliário – ganhou vida nova, unindo memória com elementos contemporâneos do design.
“O apartamento fica no décimo terceiro andar do edifício e é um exemplo da boa arquitetura residencial do Centro Histórico. Buscamos associar os elementos estruturais da época com cores e mobiliário da escola moderna, tanto que muitos dos móveis foram garimpados em antiquários e datam entre os anos 1960 e 1970”, destaca o arquiteto.
No piso, o revestimento original foi preservado, enfatizando toda a beleza do taco marfim, com molduras em ipê. “O DNA do nosso trabalho busca valorizar elementos existentes desde a construção do imóvel. Em algumas situações, chegamos próximos do restauro para tentar deixar viva, a identidade do espaço”, complementa Barella.
Logo que o apartamento chegou na Somos Lares, a equipe de curadoria observou o grande potencial de transformação. “Os clientes gostaram de outro imóvel, mas com ticket muito acima do que procuravam. Foi então que encontramos esta unidade, que possuía todas as características que eles buscavam – tanto que o projeto foi aprovado assim que viram as primeiras imagens. O olhar apurado da curadoria da Somos, vinculado à sensibilidade arquitetônica do Thiago, em preservar o que se tinha de melhor, transformaram completamente o apartamento”, enfatiza Anderson Coelho, sócio-fundador da Somos Lares.