Contemporaneidade brasileira é inspiração para a Casa Barra

Projeto assinado pelo escritório SAINZ une funcionalidade, tecnologia e conexão entre os espaços internos e externos da casa

Uma estética notável acompanha as formas desta morada situada em um condomínio residencial ensolarado e denso no Lago Sul, em Brasilia. Nomeado Casa Barra, o projeto assinado pelo escritório SAINZ arquitetura dispõe de 300 m² de área e traz como particularidade a presença de outro projeto, também realizado pelo escritório, alguns anos atrás, a Box House, compartilhando o terreno aos fundos da construção.

As diversas mudanças ocorridas em uma década fizeram com que os moradores desejassem uma renovação. Desse modo, o escritório foi contratado para fazer a obra que atualmente recebe um jovem casal de empresários e empreendedores que esperam a chegada do primeiro filho. Assim, a casa reforça a intenção de consolidar a construção familiar e atende tudo o que a familia precisa.

Sem conexão com a construção original, a residência principal traz a contemporaneidade brasileira e uma arquitetura adequada no tamanho, com distribuição funcional interna e tecnologia. Como inspiração, a proposta faz uma releitura do projeto de 2012 com materiais e soluções formais similares a ele. Com ênfase, faz uso de concreto aparente, madeira natural, aço e ladriIho hidráulico, que conferem certa austeridade nos acabamentos e na volumetria. O vidro também é utilizado em grandes aberturas que possibilitam a conexão entre os lados interno e externo da casa.

Com ambientes fluidos, o local de descanso exterior é interligado ao espaço gourmet. A cozinha, o jantar e o estar seguem este mesmo fluxo dinâmico, com mobiliário e iluminação, Light Design+Exporlux, pontuais. Já na área íntima, uma suíte máster e duas suites menores integram o layout.

Além do visual único que a Casa Barra apresenta em seu exterior, os ambientes que a integram são igualmente belos e todos os materiais que compõem os espaços conversam com a arquitetura. Exaltando pontos geométricos que engrandecem a bela construção, a casa se adapta ao momento de vida dos proprietários com perfeição.

Entre os materiais de destaque, o projeto traz concreto aparente, madeira natural, aço, vidro e ladrilho hidráulico. Conferindo certa austeridade nos acabamentos e na volumetria.

Leia a matéria completa na edição 168 da Revista Decor.