Casa Jardim América apresenta refúgio urbano em meio à cidade de São Paulo

A residência de 1,5 mil m² oportuniza a vivência em um local sereno em meio ao verde

Embora localizada no meio de um grande centro urbano, como São Paulo, a Casa Jardim América parece estar inserida em um verdadeiro refúgio, longe dos barulhos do cotidiano. Por estar rodeada de verde, a residência promove a conexão com a natureza e a sensação aconchegante de bem estar e calmaria. Era exatamente assim que os proprietários desejavam que morada da família fosse: um lugar de conforto e silêncio para esquecer que vivem em uma grande cidade.

No projeto assinado por David Bastos, do escritório DB Arquitetos, a casa de 1500 m² foi totalmente reformada. Mesmo abandonado há mais de 20 anos, o imóvel não passou por intervenções estruturais. A infraestrutura da construção anterior e os ambientes que não eram ocupados foram aproveitados.

Espaços amplos e iluminados naturalmente fazem parte da nova morada do jovem casal que adora promover encontros com os amigos no próprio lar. À espera do primeiro filho, o casal imaginou uma residência com múltiplos espaços e funções, que preenchessem o tempo, sem a necessidade de buscar programação fora de casa. Em estilo contemporâneo e layout minimalista, todo o projeto primou pela praticidade.

Dividida em quatro pavimentos, a Casa Jardim América teve a estética definida com tonalidades de cinza em pedras naturais: cores mais claras nos ambientes sociais cobertos e mais escuras na área externa. O térreo abriga as áreas sociais, como as salas de estar, home e jantar, gourmet, cozinha, copa, bar e lavabos.

Para promover a integração entre as pessoas, um dos destaques do projeto é o grande bar, que conecta diferentes espaços: salas de jantar e estar, home e gourmet. Ali, os diferentes tons de verde nas poltronas e banquetas trazem alegria para o espaço, que pode ser isolado dos outros cômodos pelo fechamento das portas painéis instaladas no limite de cada recinto. A sala de jantar é ampla, com capacidade para receber várias pessoas, e chama atenção pelo design do pendente dourado e dos quadros com tons de vermelho e preto que compõem o décor. Em uma das salas de estar, o sofá de três lugares em off White confere o clima de aconchego, enquanto os objetos decorativos trazem cor para o ambiente. Na sala anexa, sofá e poltrona convidam para contemplar a vista ou uma boa leitura.

Minimalista, funcional e elegante, a cozinha recebeu móveis na cor cinza fosco e cadeiras em tom laranja, que trazem vida ao espaço. Com leveza nas cores, a copa aparece em verde claro e confortáveis cadeiras em bege. A área gourmet na parte externa destaca-se pelo revestimento em pedra natural moledo, pela bancada e pelas confortáveis poltronas em azul e cinza, além dos detalhes em preto e branco no mobiliário. Valorizando a sustentabilidade, o deck foi produzido em madeira de reflorestamento.

Leia a matéria completa na Edição 169 da Revista Decor.