Casa histórica em Porto Alegre ganha reforma que transita entre o clássico e o contemporâneo

Assinado pela arquiteta Greisse Panazzolo, o exuberante projeto preservou detalhes originais da construção

Na Zona Sul de Porto Alegre (RS), uma casa datada de 1900 chama a atenção por sua imponência. Situada em um terreno amplo com jardim exótico e generoso, que forma um oásis e um ponto de respiro no meio da cidade, a residência de 670m² passou por uma reforma completa assinada pela arquiteta Greisse Panazzolo. O projeto respeitou os detalhes originais da construção, como os vitrais da escada, a lareira, o pé-direito, forros de madeira e esquadrias, fazendo um contraponto entre o clássico e o contemporâneo.

Pensada para uma família que festeja muito e gosta de receber, a morada conta com ambientes acolhedores que proporcionam conforto e aconchego aos convidados. No térreo, o amplo living é voltado para uma linda árvore Magnólia, que quando floresce deixa o cenário ainda mais encantador. As amplas aberturas permitem, ainda, que local seja inundado pela luz e ventilação natural. Nas paredes, boiseries remetem ao ar mais clássico da casa. No décor, o sofá marinho foi projetado para este espaço, assim como as mesas de centro em acrílico, posicionadas em cima de um tapete persa reloaded. Para completar, uma poltrona moderna de linhas mais limpas compõe o estar.

Para aquecer nos dias frios do Sul, o estar da lareira – com pedra original da construção – conta com poltronas giratórias na cor mostarda, que contrapõem com um sofá em linho claro. Um espelho clássico, solicitado pela moradora, cria ainda mais identidade para o ambiente. Outro detalhe que agrega na personalidade da casa são os quadros de acrílicos com chaves trazidas de viagens. Perto dali, uma adega personalizada, ao centro do estar, funciona como um ponto de contemplação. Suas portas de chapa metálica perfurada dão um efeito interessante quando as luzes se acendem.

Coração do lar, a cozinha é um dos ambientes mais valorizados pelos moradores. O espaço contempla móveis em laca com detalhes em chapas metálicas perfuradas e uma cuba em Corian projetada e executada especialmente para este projeto.  “As chapas metálicas perfuradas e o Corian são o toque moderno do ambiente já que o restante possui linhas mais clássicas e metais com banho dourado”, explica a arquiteta. A cozinha ainda conta com o canto do café e com mobiliário assinado por Gustavo Bittencourt. Já a sala de jantar contempla uma mesa grande, móvel de buffet e cristaleiras projetados especialmente para o lar.

Ainda neste nível fica o lavabo e toda a área de serviços da casa – que conta com a lavanderia, uma despensa juntamente com uma pequena adega, e dormitório e banho de serviços. A garagem fica no pavimento inferior, mas através da escada desemboca em um hall situado na área de serviços. Neste hall, há mobiliário projetado para abrigar e auxiliar os proprietários na chegada.

No pavimento superior está localizada a área intima. Projetada para ser o santuário da casa, a suíte casal tem vista para as Magnólias. Com cores leves e apenas uma pitada de cor mostarda, o espaço abriga móveis como mesas de cabeceira, penteadeira e apoio em frente à cama, especialmente projetados. Com varanda para o jardim, a suíte conta com um amplo e personalizado closet – que dá acesso ao jardim dos fundos da casa. Na belíssima sala de banho – que dá acesso a uma varanda – foram mantidas as bancadas de pedra originais. Já na suíte da filha, o mobiliário permanece com a mesma linguagem do restante do projeto, mas com uma pitada de cor. Neste cômodo, destaque para o dossel.

Duas suítes de hóspedes também compõem o projeto. Uma delas mantêm a materialidade do restante dos ambientes. Destaque para a palha indiana, que aparece na cabeceira e nas frentes de portas, em contraponto com o estofado. Além disso, uma penteadeira com área de mesa de cabeceira foi projetada para auxiliar o hóspede. A outra suíte é totalmente neutra, com predominância do branco, e contempla uma bancada que pode auxiliar a família e exercer a função de home office, caso seja necessário.