A reforma da área social deste apartamento em Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro, foi pensada para proporcionar um ambiente receptivo e com design. Assinada pelo arquiteto João Panaggio, a reforma dos 45 m² – de um total de 98 m² -, manteve a integração dos espaços pensando nas setorizações do ambiente.
Dessa forma, moradores e visitas podem estar sempre juntos, ainda que explorando funções variadas. O grande living compreende estar com TV, home office, bar e jantar. Para isso, a setorização dos espaços foi feita através da diferenciação dos materiais escolhidos, texturas, cores e iluminação.
No hall, a parede verde, replicada também no teto, cria efeito de caixa. Além disso, o arquiteto adequou o pequeno espaço aos novos hábitos pós-pandemia. A área da TV tem pegada sutilmente industrial e é descontraída. Um banco sobre a janela, revestido com ladrilhos brancos e rejuntes pretos, rouba a cena. Paredes com textura cimentada, marcenaria desenhada pelo arquiteto para resolver os armazenamentos necessários e os mobiliários assinados por designers brasileiros, como a poltrona assinada por Felipe Protty, Novo Ambiente, também são destaques do espaço.
O jantar tem combinação de molduras que remetem às boiseries, com mobiliário selecionado. Ao lado, foi criado um canto de leitura com a poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, quadro do artista Beto Gatti e plantas em vasos de barro natural apoiados em suportes de metal preto, de diferentes alturas, da Verde Ideia Paisagismo.
Já o home office se estende por uma bancada única de trabalho ao longo de uma das janelas da sala, voltada para as copas das árvores. A moldura em marcenaria aplicada em todo o vão delimita a transição dos espaços, assim como a escolha da textura em cimento queimado.
A área social fica ainda mais elegante a partir de um móvel com função de bar, que foi executado em marcenaria e fixado em uma das paredes na extremidade da sala. Com cenário visto do 7º andar deste apartamento linear em Copacabana, a área social é um ode ao bairro mais famoso do Brasil.