Uma ideia envolvente, com inspiração no filme O Grande Gatsby, que se passa na década de 1920, e influência da Art Déco. Foi essa a temática solicitada pela moradora, uma jovem estudante de 22 anos, para o escritório Vanessa Larré Arquitetura. Localizado em Curitiba, Paraná, o apartamento de 124,90 m² era um imóvel novo nunca habitado e foi pensado para ser a moradia principal, com uma única intervenção estrutural: a transformação de um dormitório em closet.
Ao unir estilos, cores e texturas, a composição final é arrojada e criativa, enaltecendo o conforto e bem-estar. A arquitetura do ambiente agora é formada por duas suítes e um closet, sala integrada com cozinha e área de serviço, estar, jantar, dois banhos e um lavabo. Entre os destaques estão a exuberância e ousadia das cores, e o projeto luminotécnico.
Com base no aproveitamento de uma poltrona azul turquesa da moradora e pelo seu favoritismo pelo preto e branco, foi definida a paleta de cores: branco, preto, rosa e verde, e suas variações de tonalidades para o mais claro ou escuro. Presentes em todos os cômodos, as cores são um diferencial e tornam o lugar contemporâneo, junto a elementos que evocam influências dos anos 1920, como os adornos dourados.
A sala de estar foi pensada para momentos de aconchego e descanso, ou ainda para a recepção a familiares e amigos. O sofá em tom rosa antigo contrasta com a poltrona azul turquesa, com o piso e tapetes em tons neutros. A cadeira suspensa traz jovialidade e um charme a mais e composição no décor. Abusando da criatividade, a iluminação orgânica desce do teto e passa pelo home da televisão fazendo uma combinação perfeita com a frase em neon na parede oposta e destacando o branco.
Já a parede espelhada da sala de jantar traz um pouco do glamour dos anos 1920 e sua representação em O Grande Gatsby. Aliada ao contemporâneo da mesa e confortáveis poltronas, tornam o ambiente propício a jantares e reuniões descontraídas.
A característica principal da cozinha é a funcionalidade. Para isso, a posição de cada item foi pensada estrategicamente. O revestimento de pastilhas na cor verde água alegra e traz modernidade ao ambiente, além da prateleira em dourado e as cadeiras em madeira. Os móveis planejados, Bontempo, receberam preto fosco nos armários e puxadores dourados, enquanto a bancada ganhou um cooktop. A churrasqueira foi transformada em um secreto e funcional bar em uma das paredes. Característica muito presente na Art Déco, o vitrô está nas portas da cristaleira que guarda as louças, também com moldura dourada, conferindo ainda mais charme.
A suntuosidade de O Grande Gatsby também aparece na suíte principal, vista na enorme cama e sua cabeceira ornamentada em branco e preto, e no teto em um tom de roxo. A combinação de nuances do rosa contrasta com o armário em branco e o armário verde abaixo da televisão. Além da composição da paleta de cores, os detalhes e elementos decorativos foram escolhidos de forma minuciosa para garantir conforto e personalidade. Assim como a sofisticação reflete o clima do filme, o uso de branco e preto deixa qualquer ambiente elegante. É o que ocorre no banho da suíte máster, que apresenta a união do clássico e do moderno, com parede de azulejos em duas cores, armário em preto fosco e o espelho arredondado. Mais uma vez o dourado integra a décor, evocando elementos do passado.
O closet recebeu ainda uma ilha em laca brilho rosa choque com os pés em dourado. Além disso, um armário com prateleiras e gavetas em tom verde-azulado e portas de vidro transparente permite a visualização dos pertences. A ousadia também está presente no papel de parede verde com estampa de oncinha dourado, que ganha ainda mais destaque com os armários sem fundo.
Com um pouco mais de sobriedade, o dormitório de hóspedes traz a cabeceira da cama em bordô, fazendo uma bela composição com o rosa claro da parede acima e com o piso em tom amadeirado, mantendo a essência da paleta de cores definida. A composição lembra a decoração e elegância de um dormitório de hotel. Em tons mais claros, com destaque para o branco, o banho desse espaço ganhou elegância com os detalhes em dourado no box, prateleiras e puxadores, os mesmos usados na cozinha para manter a coesão do projeto.
Assim, os objetos de decoração expressam o perfil da jovem e sua admiração pela arte. Outros detalhes ficam por conta das linhas geométricas no tapete e armário da sala de estar, e no banho, outra evidência da Art Déco. O projeto luminotécnico traz modernidade e leveza ao ambiente, assim como as frases em neon brincam e destacam a décor. A mistura de cores vibrantes com tonalidades neutras, texturas e estampas fazem do projeto Apartamento EH um espaço único, criativo, jovial e aconchegante.