Apartamento no Rio de Janeiro tem décor alegre e colorido

Projetado pelo escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores, o apê de 80 m² destaca a funcionalidade

Contemporâneo e despojado, este apartamento de 80 m² é assinado pelas arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, do escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores. Localizado em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o apê foi adquirido pelas proprietárias – mãe e filha – quando o prédio ainda estava em construção para ser uma morada de final de semana, já que residem em outra cidade do estado e têm alguns familiares na capital carioca.

A pedido das moradoras, os revestimentos foram mantidos e o décor é alegre e colorido, mas com mobiliário neutro, para que as paredes pudessem ganhar novas cores futuramente. A única alteração na planta do imóvel ocorreu na parede entre a sala e a cozinha, que foi aumentada, para que a cozinha não ficasse tão aberta e a sala ganhasse mais espaço para receber um rack, em frente ao sofá.

Na marcenaria, as arquitetas optaram por um desenho atemporal, combinando acabamento em carvalho americano com estrutura metálica preta. Com layout funcional, a sala dá destaque à estante em serralheria preta com madeira, que integra parcialmente dois ambientes, sem deixar a cozinha muito exposta. E, para evitar que o apartamento assumisse uma estética muito industrial, as paredes ganharam cores alegres, deixando o décor mais contemporâneo. Os móveis soltos em cores neutras ganham toques de cor, a exemplo do sofá, estofado com tecido off white, com algumas almofadas coloridas, e a poltrona com encosto em couro caramelo e assento azul acinzentado. Na cozinha, o destaque fica para a marcenaria, em azul e madeira clara, e para a estante estreita na parede oposta à bancada da pia, que liberou mais espaço de circulação.

Com paredes pintadas de azul, o dormitório principal destaca a marcenaria da cabeceira e do armário com molduras marcadas, enquanto o par de quadros acima da cama tem tons que reforçam a paleta adotada no cômodo. Já os tapetes e as cortinas, assim como na sala, são de materiais naturais para deixar tudo mais acolhedor. No segundo dormitório, com paredes nude rosadas, o mobiliário destaca a madeira clara e o branco.