A herança artística de Marta Manente

A designer gaúcha Marta Manente
Com carreira reconhecida internacionalmente, designer gaúcha cria peças contemporâneas que levam aconchego aos lares
1
1

De descendência italiana, Marta Manente tem a criação no seu DNA. Seus bisavôs migraram para o Brasil em tempos de guerra e atravessaram o oceano trazendo a tradição familiar do trabalho com toras de madeira. Mas foi com seu pai, marceneiro, que Marta conheceu o amor pelos móveis.
Hoje, com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos contemporâneos para o setor moveleiro, a designer é diretora do Studio Marta Manente Design, que atende importantes players do Brasil e exterior, com um repertório de mobiliário de vanguarda.

Decoradora de interiores, formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis, Marta Manente também atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordenone, na Itália, e de Caxias do Sul (RS).

Reconhecida internacionalmente, é integrante do seleto grupo de designers brasileiros que representam o país no exterior, o Raiz Project. Em seu currículo constam participações em importante eventos, como nas feiras internacionais iSaloni e Fuorisalone, em Milão, e ICFF, em Nova York, em 2016, 2017, 2018 e 2019, além de marcar presença nas semanas internacionais de design nas cidades de São Paulo, Milão, Roma, Paris, Estocolmo, Londres, Barcelona e Berlin. Entre seus prêmios, estão: Jovem Talent – Hunter Douglas 2015, Design Challenge NY 2015, Objeto: Brasil 2016, com exposição de seus produtos no museu Oscar Niemayer em Curitiba e Visual & Design 2019.


REVISTA DECOR – Como se estabeleceu a sua relação com o design?
MARTA MANENTE – Carrego no meu DNA o amor pela madeira e móvel. Me propus a manter este legado lindo através da minha especialização.

DECOR – De que forma funciona o seu processo criativo? Como surge o primeiro insight para a criação de um novo produto?
MANENTE – Nos dias em que preciso criar produtos novos, procuro me manter focada exclusivamente em pesquias, escuto músicas agradáveis e deixo a energia fluir, porque acredito que tudo pode ser sentido. Desejo sempre levar algo de bom para os lares, além da “peça material”.

DECOR – Que tipo de peça de mobiliário você prefere criar?
MANENTE – Não tenho preferências, aliás gosto de desafios.

DECOR – Quais são os materiais preferidos em seus trabalhos?
MANENTE – Meu portfólio é bem dinâmico quanto a materiais. Gosto sempre de inovar com novidades e surpresas nos projetos que assino. Mas o amor pela madeira está no meu sangue italiano. DECOR – De familiares a profissionais, pode citar algumas inspirações? MANENTE – Meu pai e meu marido, são duas grandes referências e inspirações para mim.

Sofá Maré Outdoor

DECOR – Você já participou de diversas feiras internacionais. Como foi a experiência?
MANENTE – Lisonjeada, feliz e agradecida pelas oportunidades que mudaram o rumo da minha carreira e empresa. Foram feiras internacionais: iSaloni e Fuorisalone em Milão e ICFF em Nova York no anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Semanas internacionais de design nas cidades de Milão, Roma, Paris, Estocolmo, Londres, Barcelona e Berlin. Também já assessorei empresas na Argentina, país onde também já palestrei.

DECOR – Você acredita que o design brasileiro traz uma identidade diferentes das criações internacionais?
MANENTE – Sim, o design brasileiro vem ganhando cada vez mais espaço e admiração pelo mundo afora pela diferenciação, criatividade e qualidade técnica dos produtos.

DECOR – O que o design significa para você?
MANENTE – Minha essência: levar amor e alegria para dentro dos lares.

Leia a entrevista completa na edição 155 da Revista Decor