Transparência e integração ganham destaque em residência

Foto: Libertad Rodriguez
Projeto assinado pelo SDH Studio conecta a paisagem externa ao ambiente interno, mesclando modernidade e natureza

Os dias ensolarados pelo clima tropical do sul da Flórida, nos Estados Unidos, permitem projetos que mesclam a modernidade da arquitetura ao melhor que a natureza pode oferecer. A residência Windmill Ranches, em Weston, a pouco menos de 60 quilômetros de Miami, foi projetada com o objetivo de potencializar este conceito.

Valorizando o estilo do Modernismo Tropical – consagrado por grandes nomes, como Paulo Mendes da Rocha e Luis Barragán -, o SDH Studio idealizou e construiu esta residência, que conecta a paisagem externa ao ambiente interno. A transparência é a característica que melhor define o local.

Logo na primeira fachada da morada, o structural glazing perfila o mármore branco das paredes e piso externo, permitindo a entrada de sol do chão ao teto. A marquise com estrutura lateral preta soma às armações da mesma cor, dando uma impressão de divisão de ambientes. Ao entrar na casa, porém, nos deparamos com um pé-direito duplo e, logo adiante, uma adega em estrutura metálica que divide o estar do jantar.

Nos quase 600 m² da residência, nada é tão impressionante quanto a fachada posterior – que poderia facilmente ser chamada de “fachada principal” -, uma cortina de vidro transparente que dá visão teatral tanto externa quanto interna do ambiente. Do lado de dentro, através do vidro, observa-se a maravilhosa natureza tropical acurada pelo paisagismo de Chris Eaves; e, de fora, é possível vislumbrar os detalhes de uma morada que parece ser seccionada em três partes: duas laterais em telhado inclinado que sobressaem sobre um centro plano.

O ambiente todo se reflete na piscina revestida por pastilha escura. De acordo com Angiebeth Avendaño, arquiteta e designer de interiores da SDH Studio, a inspiração para o projeto foi o clima tropical de Miami. Mais uma beleza arquitetônica do sul da Flórida.