Residência proporciona uma conexão com o mundo

Foto: Marco Antônio
Com inspiração em viagens, projeto preza pelo bem-estar e traz curadoria de peças de garimpo

Lar de um casal que adora viajar e buscar por experiências culturais e gastronômicas, este apartamento inspira a contar suas histórias. Influenciado pelos lugares que conheceram pelo mundo, o projeto RT, assinado por Raquel Triboni, acolhe o lifestyle jovial e sofisticado dos proprietários e estabelece o local perfeito para que possam ter o prazer em voltar para casa. Charmosa por seus tons e texturas, a proposta configura a morada com um mix de estilos clássico, contemporâneo e vintage, com muito conforto.

Localizado em São Paulo, o apartamento inclui peças de garimpo, adquiridas a partir da curadoria da profissional pela cidade, mobiliário de design nacional e internacional e peças da década de 1960 de acervo pessoal, conferindo forte identidade aos 360 m². Destaque na área social, a estante de 5 metros com lareira revestida em pedra foi o ponto de partida para o layout do projeto. Nesse espaço, também foi feita a fusão do living com a varanda, a fim de ampliá-lo e aproveitar a luz natural durante o dia pelas janelas que vão do piso ao teto.

Sofisticada, cosmopolita e atemporal, a atmosfera é acentuada pela combinação de preto e de branco, junto do piso em madeira no padrão espinha de peixe. As paredes claras destacam obras, como a serigrafia do artista Claudio Tozzi, galeria Jarouche, e os pilares revestidos em tijolinho natural, que remetem aos edifícios de Nova York. Aliás, as referências de hotéis e de lugares conhecidos influenciaram até mesmo na escolha do imóvel. No jantar, o jogo de mesa do designer francês Jean Prouvé adiciona um toque de inspiração ao décor.

Em direção à cozinha, a porta camarão em metal e vidro oferece a possibilidade de manter o ambiente integrado ou em privacidade. Contemporânea e funcional, traz cristaleira com iluminação embutida, península e bancada, ideal para refeições rápidas. A marcenaria em lambril fosco preto e o revestimento subway tiles da parede, em cerâmica branca figuram em equilíbrio.

Compondo os ambientes íntimos, as suítes ficam no andar inferior. Dois dormitórios e três banheiros foram transformados em uma única suíte máster, com dois closets e dois banhos. Nela, o padrão espinha de peixe segue no piso, enquanto a marcenaria da cama recebe iluminação embutida. A varanda do dormitório também foi fechada, criando um escritório duplo com estar.

Espaço preferido para descompressão e para recarregar as energias, o banho segue a paleta de cores da morada e apresenta estilo clássico e minimalista. Bem iluminado, o local recebe marcenaria em carvalho natural, carregando leveza e harmonizando com o piso, em revestimento clássico preto e branco e com o subway tiles das paredes. No total, o projeto conta com seis banhos, sendo um lavabo.

Para o projeto luminotécnico, o foco foi conceder o tom de acolhimento e de tranquilidade, criando cenários tanto intimistas como ambientes claros, além de evidenciar as obras de arte do apartamento. Nas áreas sociais, esses efeitos são potencializados com automação. Compondo a área outside, o deck em madeira de cumaru recebeu mobiliário para uso ao ar livre, pergolado, piscina e paisagismo, oferecendo privacidade e trazendo natureza ao espaço, em uma atmosfera perfeita para descontrair. Assim, exaltando autenticidade e sofisticação, o projeto realça diversos pontos, como a marcenaria, as peças de garimpo e o design da década de 1960. É o recanto perfeito para expressar as histórias, onde podem sentir que há a representação de tudo que são e gostam, como as viagens, os hotéis, as diferentes culturas e o que se tornaram como família.

Publicado na edição 162 da Revista Decor