Cobertura carioca tem estilo despojado que preza por amplitude e integração

Com intervenções pontuais, a arquiteta Adriana Esteves se apropriou da antiga estrutura para tornar a morada ainda mais funcional

Assinado pela arquiteta Adriana Esteves, o projeto de reforma e decoração essa cobertura duplex no Jardim Ocêanico, na zona oeste do Rio de Janeiro, proporcionou amplitude e integração. Com vista para a Pedra da Gávea, a morada de 331 m² passou por intervenções estruturais que reorganizaram o layout, tornando a distribuição dos ambientes mais funcional.

No primeiro pavimento, a união de dois dormitórios ampliou uma das suítes. Outra suíte se tornou um lavabo, que na estrutura anterior ficava abaixo da escada. Ambos foram demolidos, e a nova escada foi substituída por degraus sustentados por uma estrutura metálica. Para ampliar o pé-direito, a profissional se apropriou das vigas e do teto em concreto.

No deck, uma passarela e um banco de cimento entram pelo estar até compor o rack, criando uma unidade visual entre os ambientes internos e externos. Quando as portas estão totalmente recolhidas, a sensação é a de que se trata de um espaço único. Uma área gourmet criada na circulação lateral é um dos pontos altos do projeto.

Buscando formar um ar despojado, a decoração aposta em estofados e acessórios em tons de verde e laranja. O aproveitamento do assoalho, na área social, agrega ainda mais à proposta do décor. Obras de arte e móveis de design brasileiro de Jorge Zalszupin e Jader Almeida completam o visual elegante. O uso pontual de cores nas paredes, o projeto de iluminação vindo das vigas e o teto em concreto complementam a proposta.