Apartamento no Jardim Oceânico tem reforma baseada nas experiências dos moradores

Cores, texturas e biofilia dão vida e ditam o décor da morada

Um apartamento linear espaçoso e confortável no Jardim Oceânico, com vista para a Pedra da Gávea, é lar de um casal – uma dermatologista e um executivo da área de petróleo – e sua cachorrinha Ariel, da raça Pastor Shetland. Eles já moravam no imóvel quando resolveram promover uma reforma liderada pela arquiteta Cristina Côrtes. O projeto foi executado em etapas – respeitando a vontade dos moradores de permanecer no local durante as obras –, cozinha e área de serviço, que eram as prioridades, foram a primeira parte. Em seguida, foram renovados a sala, a varanda, o lavabo e, por último, os banhos e os demais dormitórios.

Na decoração, a ideia foi criar um apartamento acolhedor para acomodar os objetos pessoais e livros de viagens do casal. O marido desejava há tempos uma poltrona Benjamim, Sergio Rodrigues, enquanto a esposa sonhava com um sofá azul que havia visto em uma de suas viagens. Além disso, a esposa é apaixonada por fotografia, o que tornou a escolha das obras de arte uma das prioridades. A sala exibe uma fotografia de Denilson Machado acima do sofá, e na sala de jantar há uma obra do fotógrafo Marcelo Negromonte.

Os móveis da varanda foram adquiridos durante uma viagem a Tiradentes e já possuíam um estofamento em tecido vermelho. Para criar uma transição visual harmoniosa entre os ambientes integrados por portas de correr, a arquiteta optou por adicionar toques de cor vermelha nas almofadas da sala.

Um detalhe importante na composição é o painel de madeira, que destaca o canto de leitura com a poltrona Benjamim, apresentando um acabamento ripado, e também as duas paredes em formato de “L” na área de jantar, com um acabamento liso. Esse recurso permite camuflar a porta de entrada do apartamento e o acesso à cozinha, ao mesmo tempo em que valoriza o ambiente. A cozinha é prática e funcional, com destaque para as bancadas e a ilha revestidas com quartizito Gabana, de onde parte uma mesa de refeições em marcenaria.

No dormitório do casal, o conforto e a elegância são pontos-chave. As texturas utilizadas na cabeceira e na roupa de cama proporcionam uma sensação aconchegante, enquanto os elementos metalizados e espelhados conferem amplitude e sofisticação ao ambiente. O tapete rosa estonado, combinado com outro bege e texturizado, adiciona cor e personalidade ao dormitório.