Salone del Mobile inaugura sua 61ª edição em Milão

O tema da edição, "do you speak design?", faz uma alusão lúdica à universalidade da feira e do setor o design de mobiliário

A Fiera Milano Rho abre as portas para o Salone del Mobile 2023, evento de referência mundial para o setor do design de mobiliário. Pelos próximos de seis dias, entre 18 e 23 de abril, a 61ª edição do evento apresentará produtos da mais alta qualidade, com layout moderno, oferta cultural ampliada e multidisciplinar e um vasto calendário de encontros entre profissionais e marcas. Os eventos deste ano – incluindo Salone Internazionale del Mobile, Salone del Complemento d’Arredo, Workplace3.0, S.Project, Euroluce e SaloneSatellite – abrangem um total de 2.000 expositores de 37 países, incluindo mais de 550 designers com menos de 35 anos vindos de 31 países, e 28 escolas de design de 18 nações diferentes.

“O Salão do Móvel de Milão está apresentando sua 61ª edição reformulada, com um novo formato que busca olhar para o futuro da experiência das feiras. O evento busca refletir a qualidade e excelência de todo um sistema produtivo, ser um motor econômico e acelerador de processos ambientais virtuosos. Acreditamos que o evento deve misturar tradição, rigor e seriedade com paixão e capacidade de antecipar e produzir inovação”, comentou Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.

Os eventos da 61ª edição

O Salone Internazionale del Mobile, o Salone del Complemento d’Arredo e o Workplace 3.0 apresentam várias vertentes de design e estética focadas em bem-estar e responsabilidade ambiental. O cuidado com a origem dos materiais, métodos de produção, durabilidade e fim de vida do produto é primordial. O valor narrativo dos objetos também foi enfatizado nesta edição, com a capacidade de contar histórias e despertar emoções para que o espaço ressoe com as pessoas que o ocupam.

S.Project, a exposição dedicada aos produtos e soluções de design está de volta, destacando as linhas mais significativas da investigação contemporânea: a hibridização de contextos e espaços e a passagem do design de peças individuais ao do ambiente. O design e os estímulos emocionais, como a necessidade de construir ‘ninhos’ totalmente coordenados, capazes de acolher e confortar as pessoas.

Em sua 31ª edição, Euroluce inova com um novo layout expositivo pensado para garantir melhor conectividade entre os quatro pavilhões (9, 11, 13 e 15), simplificação do percurso do visitante e maior visibilidade do expositor. O conceito da exposição é a Cidade Luz e o conteúdo cultural interdisciplinar tem curadoria de Beppe Finessi. No coração do Salone, a intervenção Aurore – produzida pelo estúdio FormaFantasma – é uma grande praça e arena para experiências imersivas e reflexivas. Além disso, o estúdio é responsável por onze “Constelações” que abrigam exposições dentro da exposição. Também há quatro exposições, um extenso lema e uma instalação site-specific.

O 24º SaloneSatellite ocorre dentro dos pavilhões 13 e 15 da Euroluce e conta com a participação de mais de 550 estudantes de design do mundo inteiro. O tema deste ano é Escolas de Design – Universidades | Construindo o (IM)Possível. Processo, Progresso, Prática. Este ano, participam 28 escolas e universidades de design, refletindo sobre o assunto com uma instalação e apresentação dos trabalhos de designers recém formados. O prêmio SaloneSatellite Award entra em sua 12ª edição, e a exposição SATE… LIGHT. 1998-2022 SaloneSatellite Young Designers apresenta luminárias de jovens designers que entraram em produção graças a colaborações com empresas.

Tags from the story
, ,