Desde a década de 1950, o iF Design Award, um dos maiores e mais conceituados prêmios de design, destaca produtos e projetos no mundo inteiro. Anunciados recentemente, os finalistas da primeira rodada de julgamento de 2021, a pré-seleção on-line do iF, foram avaliados por 91 jurados. De cerca de 10.000 inscrições de 52 nações, 50% delas passaram para a próxima fase, a segunda rodada de julgamento, onde terão a chance de receber o iF Design Award 2021 ou o iF Gold Award.
Neste ano, há 51 participações nacionais divididas em diversas categorias. Dentre os brasileiros, estão, na categoria de arquitetura, projetos para a incorporadora AG7 Realty, sendo o Ícaro Jardins do Graciosa, assinado pelo Studio Arthur Casas e localizado em Curitiba, e o AGE 360, projetado por Triptyque Architecture e igualmente situado na capital do Paraná.
Já entre os qualificados na categoria de arquitetura de interiores, quatro projetos têm design do Estúdio Jacarandá: Natura Welcome Table, em Cajamar; Duratex Trends Atelier, em São Paulo; Casa Bauducco Concept Store, em Guarulhos; e OFNER Concept Store, em São Paulo. Além desses, os projetos Orquidaria Rosita, assinado por Jayme Bernardo Arquitetura & Design, e o Museu Oscar Niemeyer, com a mostra “O que é original?”, de Marcelo Conrado e curadoria de Maria José Justino, ambos em Curitiba, também compõem a categoria.
Na categoria de mobiliários, sete brasileiros marcam presença: Jader Almeida, com a cadeira Etta; Roberta Banqueri, com o modular Zero Outdoor; Linda Martins, com a poltrona Cecília e o sistema modular Fly; Fun Furniture Design Studio, com a cadeira Sertanejo; Azul Arquitetura e Design, com Horizon Sideboard; e Metaltru, com a linha Curvy.
Tais projetos estão qualificados para o Júri Final do prêmio alemão, que ocorrerá em março (virtualmente, devido à pandemia). Em abril, serão anunciados os vencedores. Já a cerimônia de premiação será em 10 de maio, em Berlim, Alemanha.