Em busca de sossego e tranquilidade, o coreógrafo e paisagista João Saldanha trocou a agitação da capital carioca pela tranquila cidade de Maricá, na região dos Lagos do Rio de Janeiro. Para repaginar o jardim de sua residência, com área de 1.400 m², transformou o espaço em um verdadeiro oásis. O ponto de partida deste projeto foi a reforma da área de lazer, onde todo o espaço da piscina e da área gourmet foram restaurados para receber grandes confraternizações.
Saldanha sempre gostou de ter contato com a natureza. Assim, a ideia do projeto foi ampliar esse contato, transformando esta área no ponto principal da residência. As maiores inspirações para a realização do paisagismo foram os jardins de Roberto Burle Marx, que sempre deu destaque às aparências naturais e orgânicas. Trazendo personalidade e brasilidade para o projeto de paisagismo, João optou por destacar as plantas tipicamente brasileiras, como pau brasil, ipê, coqueiro, samambaia, espada-de-São Jorge, entre outras espécies que dão vida e cor a este jardim.
Atualmente, a prefeitura de Maricá, junto com João, estuda a possibilidade de transformar o local em um museu, homenageando o lendário técnico de futebol, jornalista e escritor João Saldanha, pai do paisagista. No local, será contada a história do futebol brasileiro.