A obra de um dos maiores nomes da cerâmica, da caricatura e do jornalismo em Portugal – Raphael Bordallo Pinheiro – é a inspiração para a exposição Coleção de Arte Bordallo Pinheiro – Diálogo entre artistas contemporâneos e o universo bordalliano. Em cartaz de 13 a 30 de junho no Instituto Camões, situado no prédio da Embaixada de Portugal, em Brasília, a exposição reúne o trabalho de 15 artistas plásticos do Brasil e de Portugal.
Para a criação das obras, os artistas foram convidados a passar dez dias na fábrica Bordallo Pinheiro em Caldas da Rainha, na região central de Portugal, para se familiarizar com as técnicas de fabricação do mestre e buscar inspiração para suas próprias peças. O projeto culminou em uma coleção única, com tiragem limitada a 250 exemplares, que poderão ser adquiridos – exceção para aquelas já esgotadas – e cujos detalhes estarão acessíveis através de um QR Code fixado à entrada do espaço expositivo.
A exposição, em homenagem a uma das personalidades mais relevantes da cultura portuguesa do século XIX, reúne os trabalhos dos brasileiros Barrão, Maria Lynch, Marcos Chaves, Regina Silveira, Adriana Barreto, Tiago Carneiro da Cunha, Fábio Carvalho, Laércio Redondo, Antonio Carlos Auad, Angelo Venosa e Maria Bonomi e dos portugueses Regina Silveira, Bela Silva, Joana Vasconcelos e Cabrita Reis. O conjunto revela como esses artistas captaram a paixão, a criatividade, a consciência social, o humor e a transgressão de ideias difundidas nas peças de Bordallo, que são um patrimônio artístico e histórico da cultura portuguesa. Com entrada franca, a exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.