O universo criativo do escritório Masquespácio

Ana Milena Hernández Palacios e Christophe Penasse, do escritório Masquespácio. Foto: Cualiti Photo Studio
Escritório espanhol compartilha uma visão colorida e retro-futurista que marcam seu estilo
1
1

Cores intensas, detalhes marcantes e pinceladas Art Déco. Esses são alguns dos elementos que marcam o estilo do escritório Masquespácio. Os fundadores, Ana Milena Hernández Palacios e Christophe Penasse, decidiram combinar as suas diferentes experiências em áreas distintas da indústria para criar uma agência onde branding, design de produto, direção de arte e design de interiores viessem como um só.

Após dez anos no mercado, o estúdio marcou seu espaço no mundo do design de interiores com o seu estilo irreverente e compromisso com a criatividade. Além de conquistar o coração dos clientes e dos apaixonados por design, receberam reconhecimento internacional pela mídia e prêmios como “Massimo Dutti New Values” da Architectural Digest Spain e “Wave of the Future” da Hospitality Design USA.


REVISTA DECOR – Fale um pouco sobre a criação do Masquespacio?
MASQUESPACIO – Em 2010, quando fundamos o Masquespacio, a Espanha passava pela crise financeira. As oportunidades de emprego para designers de interiores no mercado eram pequenas e reduzidas ao desenvolvimento técnico, enquanto Ana queria tocar na parte criativa. Consequentemente, decidimos fundar nosso próprio estúdio. Primeiro desenvolvemos um plano de negócios e passamos a focar na decoração de casas. Embora a nossa necessidade de conceber um design em vez de decorar nos tenha feito reorientar rapidamente nosso estúdio para projetos comerciais em geral, mas com um interesse específico pelo design hoteleiro.

DECOR – Como funciona o processo criativo do estúdio?
MASQUESPACIO – Primeiro temos uma fase em que conhecemos o cliente, sua história e sua marca. Uma vez que entendemos as necessidades do cliente, propomos um conceito estético e se ele se sentir confortável começamos a desenhar o projeto. Nossos projetos são elaborados 100% através de renderizações 3D e é importante para nós que, através do desenvolvimento do conceito, façamos tantos projetos quanto possível até chegarmos ao resultado onde tudo se encaixa, desde as combinações de cores até a seleção dos materiais e do mobiliário.

DECOR – O que mantém vocês inspirados?
MASQUESPACIO – É importante evoluir a cada projeto. Faça sempre algo novo, buscando uma abordagem inovadora para cada cliente. Não podemos fazer dois projetos iguais e precisamos que novos projetos venham com novas ideias, novas estratégias de negócios e novos conceitos. Sem isso, não poderíamos ser inspirados a evoluir o tempo todo. Por outro lado, nos inspiramos muito nas histórias e no estilo de vida dos clientes, mas também, quando viajamos vemos como as pessoas se vestem na rua e tudo que nos conecta a materiais conhecidos, desde um jantar em um restaurante local ou ir à exibição de arte.

DECOR – Entre o seu portfólio, há algum projeto favorito?
MASQUESPACIO – Cada projeto tem sido uma oportunidade pela qual agradecemos, embora seja claro que alguns deles tenham sido um ponto de inflexão para nossa evolução como designers e uma conquista a nível pessoal, mas também para novos clientes potenciais. Podemos afirmar que neste sentido o Nozomi Sushi Bar tem sido um dos projetos mais relevantes do nosso portfólio, pois nos deu a oportunidade não só de conhecer a cultura japonesa e a cultura do sushi em si, mas também porque tivemos a oportunidade de trabalhar para um restaurante requisitado que seria visitado por especialistas. Em segundo lugar, os dois projetos que fizemos para a rede de hotéis holandesa, The Student Hotel, em Barcelona, nos fizeram aprender a trabalhar em grandes projetos e criar uma estrutura mais profissional como um estúdio de design de interiores. A exposição que apresentamos no ano passado para celebrar os 100 anos do fabricante italiano de terracota Poggi Ugo durante a Semana de Design de Milão também foi um sucesso relevante para nós, pois foi a primeira vez que pudemos mostrar através de uma exposição individual para o mundo do design global nossa visão pessoalmente.

Leia a entrevista completa na edição 158 da Revista Decor

Tags from the story
, ,