Ruy Ohtake, gênio da arquitetura, morre aos 83 anos

Massashi Ruy Ohtake
Crédito: Divulgação
Arquiteto e professor, Ruy Ohtake transformou as curvas em uma assinatura pessoal e deixa um legado eterno para a arquitetura

O arquiteto e designer paulistano Massashi Ruy Ohtake, mais conhecido pelo prenome Ruy Ohtake, faleceu na manhã de sábado, 27, em São Paulo. A causa da morte foi a mielodisplasia – um raro câncer de medula -, contra o qual Ruy lutava. No Instagram, o Instituto Tomie Ohtake informou:

“Comunicamos o falecimento nesta manhã de Ruy Ohtake, arquiteto. Filho mais velho de Tomie Ohtake, deixa seu irmão Ricardo, seus filhos Elisa e Rodrigo e incontáveis colaboradores, amigos e colegas. Com sua dedicação inabalável em fortalecer a inventividade e vivacidade da arquitetura e das cidades brasileiras, Ruy Ohtake deixa um legado indelével, do qual o Instituto Tomie Ohtake faz parte”.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 1960, realizou seus primeiros projetos ainda enquanto estudante. O escritório Ruy Ohtake, que deu fama ao nome, foi fundado ainda em 1961. Filho da artista plástica Tomie Ohtake, Ruy assinou obras internacionalmente festejadas, como os hotéis Renaissance, inaugurado em 1997, e Unique, em 1999. Em 2007, recebeu o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB.

Massashi Ruy Ohtake (1938 – 2021)

Tags from the story
, ,