‘Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira’ apresenta parte da história do país

Casa Hélio Olga, 1987, Marcos Acayaba. Foto: Leonardo Finotti/Acervo CA
Exposição, que segue até junho, conta com obras e projetos de 96 arquitetos emblemáticos do Brasil

Até o dia 27 de Junho, o Sesc 24 de Maio recebe a exposição ‘’Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira’’. Com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, a mostra apresenta parte da história da arquitetura nacional através de obras e projetos arquitetônicos de figuras emblemáticas. Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha são apenas alguns dos nomes em destaque.

Exposta entre 2018 e 2019 na Casa de Arquitectura, em Portugal, a mostra Infinito Vão é realizada pela primeira vez em território brasileiro. A exposição reúne obras desde a Casa Modernista de Gregori Warchavchik, passando pelos movimentos ligados ao “Direito à Cidade” e ao emaranhado de coletivos e ocupações que discutem o tema da habitação nos anos 2010. Entre as obras expostas está o próprio edifício do Sesc 24 de Maio, projetado por Paulo Mendes Rocha e o escritório MMBB Arquitetos.

Com um recorte que se inicia nos anos 1920, marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922, e caminha até os dias atuais, a mostra tem como proposta convidar o visitante a conhecer mais sobre a liberdade de criação influenciada pela modernidade e contemporaneidade vindas de novas perspectivas artístico-culturais em contraponto à arquitetura clássica. O público pode visitar gratuitamente mediante agendamento prévio feito na página da unidade na internet. No Sesc retomada de atividades presenciais segue protocolo de órgãos de saúde pública para evitar o contágio e disseminação da Covid-19.

Tags from the story
, ,