Baseado em Paris há 20 anos, o designer belga Ramy Fischler tem gosto pela experimentação e está sempre envolvido em diversos projetos, das mais diferentes esferas, mas com apreço especial pela cultural e com forte influência do cinema. Formado pela ENSCI-Les Ateliers (École nationale supérieure de création industrielle), trabalhou por quase dez anos com o designer Patrick Jouin até que, em 2011, fundou o RF Studio, focado na criação de espaços culturais, comerciais e residenciais.
Eleito Designer do ano da Maison & Objet Paris, em sua segunda edição de 2018, Ramy Fischler gosta de se desafiar e de diversificar sempre seu trabalho. Dos interiores de um restaurante que oferece refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social à cenografia de peças de teatro e itens de mobiliário, o designer não se limita e encanta com suas criações conceituais e seu espírito livre.
DECOR – O que mais influencia seu trabalho?
FISCHLER - As notícias, a história, o contexto, os clientes, as restrições e as necessidades; mas também a beleza, a simplicidade, a elegância, a coerência e, talvez, acima de tudo, o cinema e a forma como um filme é capaz de nos lançar para o futuro e nos fazer imaginar a vida cotidiana sob outra luz. Nisso, às vezes, temos o mesmo trabalho que os diretores de cinema.
DECOR – Como está sendo a experiência de ter sido escolhido Designer do ano da Maison & Objet Paris?
FISCHLER - É uma honra e um prazer, e também uma oportunidade de mostrar ao grande público o trabalho do estúdio. Maison et Objet é uma feira de design muito grande que está se reinventando este ano e redefinindo seu programa.
DECOR – Quais seus projetos futuros?
FISCHLER - Tenho vários, como o planejamento do Château de la Bûcherie como parte do evento AD Intérieurs, em setembro deste ano; a cenografia de uma exposição em Veneza, em torno do ofício da arte, chamada “Révéler l’intelligence de la Main”, na Fundação Bettencourt Schueller, em setembro também; a cenografia da Opéra Comique para a peça “Hamlet”, que ocorrerá em dezembro de 2018; e o interior do SO by Sofitel Hotel e o cinema MK2 na avenida Champs Elysées para 2021.
*Leia a matéria completa na edição 136 da Revista Decor