Com mais de 20 anos de história, a Piuarch tem escritório situado em Milão, sendo reconhecida internacionalmente como referência em arquitetura. Com sua equipe de 40 arquitetos e engenheiros liderados por quatro parceiros e seis sócios, o destaque do escritório veio através de trabalhos desenvolvidos para clientes importantes, como grandes nomes da moda. Fábricas, escritórios, espaços culturais e boutiques espalhadas por diversos países, planejados para marcas como Dolce & Gabbana, Gucci e Fendi estão entre os trabalhos. Estes projetos para labels renomadas auxiliou na internacionalização da Piuarch, que nos últimos anos marcou presença com trabalhos na China, Argélia, Ucrânia e Rússia, onde fixou um escritório operacional.
Para as construções, os profissionais levam em consideração o contexto físico, cultural, social e artístico da região onde serão situadas, tendo a qualidade como pronto principal, assim como a preocupação ambiental. São projetos completos e pensados especialmente para cada localidade, que resultam na excelência dos trabalhos. Conheça as ideias dos profissionais à frente do escritório na entrevista a seguir.
Revista Decor - A Piuarch foi estabelecida em Milão há mais de 20 anos. Nesse período ganhou prêmios e cresceu consideravelmente, passando a atuar em diversos países. Como vocês vêem esse crescimento?
Piuarch - A reputação que conquistamos em muitos anos é o resultado de muitos esforços e grande trabalho, especialmente fora da Itália, onde é sempre difícil abrir novas oportunidades de negócios. Graças à colaboração duradoura com a Dolce & Gabbana, tivemos a oportunidade de trabalhar nas maiores cidades internacionais, como Nova York, Paris, Moscou e Xangai. Essa experiência tem funcionado como um verdadeiro impulsionador para outros trabalhos: fomos convidados para participar de concursos de design, tanto na Itália quanto no exterior, e ganhamos alguns deles, aumentando nossa reputação internacional. A internacionalização é um processo longo e difícil e trabalhamos constantemente nela: a Rússia foi o primeiro mercado que nos aproximamos, seguida pela França, Estados Unidos, China e Polônia. Recentemente, estamos focados no Brasil: é um país cheio de potencial, onde poderíamos trabalhar tanto em projetos de renovação urbana e social, quanto em uma boa arquitetura que valorize o contexto físico, histórico e cultural.
Decor - A arquitetura e o design italianos são reconhecidos mundialmente. Na opinião de vocês, quais características proporcionam esse reconhecimento?
Piuarch - A Itália sempre foi reconhecida por sua capacidade de combinar inovação e estética em um único produto, o que torna a expressão de diferentes valores, como beleza, ergonomia e funcionalidade. Nossa criatividade sempre combina com um esforço de experimentação em direção a um novo processo de manufatura industrial ou artesanal, que permite um controle preciso dos detalhes, com um resultado de alta qualidade. Isso é verdade tanto para o design quanto para a arquitetura.
Decor - Existem planos para novos projetos no Brasil?
Piuarch - Nossa visita em São Paulo durante a Expo Revestir e o lançamento do projeto no CEU Paraisópolis foi uma oportunidade para entender como o “espaço” poderia ser mais desenvolvido, mas também uma maneira de aprender mais sobre a cidade e seu potencial. Estamos pensando em outros dois locais onde o “espaço” poderia se espalhar a partir da próxima semana do design; Ao mesmo tempo, estamos tentando reuniões de negócios, com o objetivo de realizar projetos de arquitetura em São Paulo. Nosso objetivo é abrir no futuro, um ramo de nossa prática lá.
*Publicado na edição 134