Terraço verde se inspira em soluções ecológicas e práticas para proporcionar aconchego

Projeto do escritório MYTO design d'espaces vivants emoldura a encantadora paisagem dos arredores de Montreal, no Canadá

O projeto paisagístico desta morada vai além de soluções sustentáveis e cria uma atmosfera perfeita para o bem-estar proporcionado pelo contato com a natureza. Rodeado por uma vista espetacular dos arredores de Westmount, cidade na Ilha de Montreal, no Canadá, o telhado verde desta morada se integra perfeitamente à paisagem local. Após uma reforma, o morador quis aproveitar ao máximo o fato do telhado ser plano para criar um deck. Com 182 m2, o projeto assinado pelo escritório canadense MYTO design d’espaces vivants tem uma atmosfera dedicada inteiramente ao relaxamento.

Com ares contemporâneos, o projeto combina um visual marcante e aerodinâmico, composto por materiais clássicos, a uma vegetação colorida e um tanto rebelde. O deck foi construído com madeira de ipê, que fornece a robustez e alta densidade necessárias para uma área exposta ao clima. Garantindo um aproveitamento seguro, tanto da vista quanto da vegetação, um parapeito de vidro envolve todo o perímetro. À noite, a sutil iluminação composta por luminárias minimalistas torna o ambiente ainda mais aconchegante, íntimo e totalmente relaxante. Um elegante conjunto de canteiros desenhados exclusivamente para o projeto ajuda a ocultar o equipamento de ventilação instalado no telhado.

Tanto nos canteiros, quanto no terraço verde, a escolha foi por espécies perenes e nativas, minimizando a necessidade de manutenção e replantio, e com diferentes épocas de floração. A escolha das espécies também foi pautada por uma preocupação com a paleta de cores, marcada por tons de rosa, azul e violeta.

O resultado do projeto é um terraço que se conecta com a vegetação local. Sombreado por grandes árvores ao longo do dia e cercado por coloridas flores silvestres, compõe a paisagem deslumbrante do centro de Montreal.