Residência em Miami evidencia brasilidade com mobiliário atemporal

O décor apegado aos detalhes torna o ambiente leve e familiar, com clima ideal para os moradores

Esta morada recém-construída em Coconut Grove, um dos bairros mais antigos de Miami, Flórida, é lar de um casal de brasileiros e seus dois filhos, uma menina de quatro anos e um menino de um ano. Mudando-se da Suíça para os Estados Unidos, escolheram a designer de interiores Bianca Notari para projetar o novo lar de acordo com as necessidades da família.

Com 330 m² de área construída distribuídos em dois pavimentos, a casa  já contava com um estilo contemporâneo, com concreto aparente em alguns elementos construtivos e pé-direito alto. Entre os pedidos dos moradores, um hall imponente e funcional, com cabideiro e sapateira. Para isso, a designer de interiores criou um painel em madeira teka à direita do acesso principal, com uma sapateira embutida. Para conferir sensação de continuidade, o mesmo material reveste a parede entre o corredor e a cozinha. O acabamento ripado é acrescentado por um espelho redondo fragmentado.  

No décor, algumas peças do acervo dos moradores foram preservadas, como os sofás RH, um carrinho de chá, um aparador e um espelho, ambos da Artefacto, além de uma luminária da Moooi. Obras de arte, além de uma seleção de mobiliário com design brasileiro – entre as quais a poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e a cadeira Pantosh, da Lattog –, dão o toque de personalidade à moradia, especialmente ao living.

Mesinhas de cabeceira em madeira entregam sutileza ao dormitório do casal. Detalhes, como as luminárias e a cabeceira, fazem com que o cômodo transmita conforto até mesmo ao simples olhar. Como resultado, a atemporalidade do lar dá ares de Brasil, mais uma vez, à bela e tropical Flórida.