Morada curitibana aposta em integração e sensação de aconchego

Apartamento une o azul do céu e a madeira da floresta em uma confortável união de texturas

Trazer o céu para dentro da morada: essa foi a premissa que norteou o projeto desenvolvido pela arquiteta Flávia Franco. Localizado em Curitiba, no Paraná, o imóvel de 50 m² é o primeiro lar de um jovem casal recém-casado. Atendendo aos pedidos dos moradores, que adoram receber os amigos, a arquiteta criou um design singular e com movimento, integrando a área social.

Contemporâneo e moderno, o estar segue uma paleta de cores neutras. Destaque para o painel em MDF azul que emoldura o sofá cinza. Já o piso vinílico Petra, Durafloor, comporta a mesma paleta de cores da mobília amadeirada, presente no rack abaixo da TV, na prateleira decorativa e na península, criando a sensação de unificação dos ambientes e cômodos.

Na área de refeições, armários em azul ganham destaque, acrescentando cor e personalidade ao apartamento, além de ser a tonalidade preferida do casal. Contrastando com a mobília anterior e oferecendo mais espaço para armazenamento, armários Nogal Sevilha, Berneck, em tom branco com detalhes amadeirados também foram incorporados ao projeto.

Separando a cozinha do estar, uma península com granito branco em formato cascata e duas banquetas possibilitam que os moradores façam refeições e aproximem os convidados de quem estiver preparando as comidas. Para dar sensação de amplitude, um painel com espelhos também foi adicionado, seguindo até a sala e servindo de apoio para a TV.

Respeitando a ideia inicial de um apartamento garden, a arquiteta utilizou a varanda para a criação de um espaço de jantar, integrado com a área da churrasqueira. Nesse ambiente, o diferencial é a lavanderia, que seguindo a premissa da área social, pode ser escondida pela marcenaria.

Elegante e funcional, o único banheiro do imóvel tem o objetivo de lavabo para visitas e banho principal para os moradores. A singularidade do cômodo está na bancada da pia, esculpida em quartzo branco, no porcelanato marmorizado, nos espelhos que atuam como disfarce para um armário e na iluminação.

Para a área íntima do casal, foi projetado um espaço para relaxar. Um dos desafios do ambiente foi manter o pilar já predisposto pela construtora. Como solução, a arquiteta criou um armário que segue da cabeceira da cama até o pilar, evidenciando a madeira. O material natural também se encontra em frente à cama, junto à tv e ao móvel de apoio.

Proporcionando mais requinte e sensação de acolhimento, uma das apostas para o design foi a iluminação. Spots de luz, luminárias e fitas de LED foram incorporados em todos os cômodos. No dormitório principal, é possível observar juntamente ao painel que atua de cabeceira. Um apartamento que esbanja contemporaneidade e personalidade, sem perder o conforto e acolhimento de um imóvel compacto.

Publicado na edição 158 da Revista Decor