Projeto iraniano encanta pelas suas formas em meio à natureza

De formas retilíneas, construção reflete contemporaneidade com uma abordagem que se relaciona com seu entorno

Sublime em meio à natureza, Grey Villa encanta por suas formas retilíneas do escritório White Cube Atelier, o projeto, além de ser um reflexo do pensamento atual, é a representação de uma construção moderna em termos de abordagem, cor, volume e conexão com o entorno. Situada em Maku, província de Azerbaijão Ocidental, no Irã, a morada foi arquitetada com o propósito de ser um edifício monumental na entrada da cidade, tendo sua história justamente iniciada por sua localização.

Após as paisagens com árvores de nozes, cerejas e damascos ao longo do rio, um jardim próximo da montanha oferece admiráveis vistas em direção à estrada e às planícies do sul. Interagindo com o ambiente de forma moderna, a notória estrutura geométrica traz um conceito que considera a arquitetura contextual com a menor influência no jardim, mas, ao mesmo tempo, busca uma ligação com o ambiente natural em que se encontra.

Com cantilevers de dois metros para as quatro direções nos dois primeiros andares, a casa de 100 m2 ganha amplitude. Assim, para chegar ao primeiro nível, que acomoda o estar e a cozinha, o acesso é feito por duas escadas leves em metal no quintal. Na ligação entre o primeiro e o segundo andar, uma escada em balanço atende o espaço, resolve o desafio da área bruta de 20 m2 e desempenha um papel fundamental na configuração do projeto. Já para chegar ao telhado, uma escada superior acessa uma vista incrível das paisagens que circundam o local.

Mesmo com a aparência formal originada pelos volumes constituídos de subtrações e adições, o projeto tenta se unir ao contexto ao utilizar o tom de cinza em uma composição neutra. Em um cenário de montanhas altíssimas e rochas irregulares, a utilização da pedra de basalto, material vernacular, enriquece a conexão. Outra característica notável é a criação de diferentes tonalidades e sombras, possibilitada pela iluminação natural em todas as direções.

Distinta, Grey Villa expressa a busca pela união com a paisagem do entorno em função das aberturas criadas conscientemente, oportunizando a experimentação de diferentes pontos de vista. Com belos cenários, a casa está inserida de forma pacífica na natureza, trazendo aos viajantes uma memória da cidade.