Morada no interior paulista abraça entorno e explora conexão com a natureza

Projeto da arquiteta Sandra Sayeg cria uma casa iluminada para os momentos de refúgio dos grandes centros urbanos

Fugir das grandes cidades e buscar por espaços que evidenciem o contato com a natureza talvez tenha sido uma das coisas mais desejadas no último ano. Foi em Avaré, município no interior do estado de São Paulo, que uma família paulista encontrou o seu refúgio para passar os finais de semana. A arquiteta Sandra Sayeg ficou encarregada de reimaginar a propriedade de acordo com as necessidades dos novos proprietários.

Apesar da amplitude da casa original, o projeto arquitetônico pedia atualizações e funcionalidades. Mesmo com um grande potencial, alguns cômodos não eram bem aproveitados. Exemplo disso é a garagem, que tinha uma vista incrível para a represa, enquanto os dormitórios eram voltados para os fundos da morada. Após uma análise do local, a arquiteta percebeu que mesmo assim a antiga casa possuía uma ótima implantação, o que possibilitou aproveitar a estrutura em concreto já existente.

Eliminando algumas paredes e telhados, a casa ganhou uma planta integrada e mais simplificada, evidenciando um projeto aberto e rodeado por aberturas, que privilegiam a vista da represa e do lindo pôr do sol da região. Além de integrar os interiores com a natureza que rodeia a propriedade, a proposta garantiu iluminação e ventilação natural. Para reduzir o consumo de energia elétrica e preservar o bem-estar dos moradores, a construção também conta com sistema de aproveitamento de águas pluviais, painéis solares e sheds que promovem a ventilação cruzada.

Um grande vão definido por uma cobertura reticulada de madeira e vidro conecta as suítes com a área social do pavimento superior. Acessada por uma passarela, a entrada da morada fica nesse espaço. A estrutura em madeira laminada de eucalipto foi escolhida por seu conceito sustentável, sua beleza visual e pela leveza do material. Já no piso, o tecnocimento na cor terra foi utilizado como uma referência à cidade de Avaré, conhecida pela terra vermelha. Para compor as áreas internas, tudo foi pensado de acordo com os desejos dos clientes. Os ambientes sociais, amplos e integrados, viraram um ponto de encontro perfeito para momentos em família e com amigos. Evidenciando o uso de madeira, o décor traz peças que destacam o design e uma essência aconchegante nos ambientes. A adega climatizada, criada especialmente para o local, dá o toque final.

Já na área íntima, os dormitórios trazem uma atmosfera super aconchegante graças à combinação entre a madeira e os tons claros. Contando também com diversas aberturas laterais, os ambientes íntimos proporcionam a mesma sensação de imersão com a natureza que as áreas sociais. Ao pôr do sol, a vista para o horizonte ganha ainda mais destaque.

Nos dias ensolarados, quando os interiores se enchem de luz e o verde invade os ambientes, a casa fica repleta de vida, coexistindo com a natureza e abraçando a conexão com os seus arredores. Aconchegante e sofisticada, é ideal para fugir da rotina corrida, se tornando o refúgio perfeito para curtir em família.

Publicado na edição 159 da Revista Decor